Licenças rendem mais negócios em 2006
Gazeta Mercantil - 03/01/2007
Em 2006, o faturamento do setor de licenciamento deve alcançar US$ 1,4 bilhão, um avanço próximo de 10% na comparação com os 12 meses anteriores. Ao lado dos personagens infantis, uma licença recém-surgida provocou coqueluche. A marca "Rebelde", lançada no primeiro semestre, superou todas as expectativas e, hoje, soma US$ 116 milhões em vendas no varejo, com cerca de 300 tipos de produtos nas prateleiras. Os personagens do canal Cartoon Network (Turner Broadcasting System), capitaneados pelas "As meninas superpoderosas", apresentaram resultados acima do esperado, somando vendas de cerca de US$ 139 milhões no varejo. Neste ano, outros dois desenhos do canal serão licenciados. Depois do crescimento estrondoso do ano passado, a Redibra trabalha para 2007 com uma previsão de alta entre 5% e 10% em sua receita. Na lista de tendências estão marcas como "Chaves", da Televisa, e "Ídolos", da FremantleMedia. Nos 12 meses terminados em setembro passado, a divisão de licenças da Disney apresentou alta de 20%. A animação "Carros" puxou os resultados, justamente ao lado de "Princesas" e "Power Ranger". Para este ano, a meta inicial de incremento é de 15%. Segundo especialistas do setor, a maior parte das 60 agências licencia personagens femininos ou unissex. Neste ano, o mercado de licenciamento deve ter um desempenho semelhante ao de 2006.