16/04/08 10h42

Libra e MRS vão partilhar terminal em Santos

Gazeta Mercantil - 16/04/2008

A Libra terminais e a MRS Logística firmaram parceria para a construção e operação do Terminal de Valongo (Teval) na margem direita do porto de Santos. Serão investidos R$ 97,5 milhões (US$ 55,7 milhões) em uma área de 140 mil metros quadrados na entrada da cidade de Santos. O início das obras está previsto para este mês e operação no segundo semestre deste ano, sendo que a estimativa é uma capacidade de 300 mil contêineres por ano. O gerente geral do Teval, Rodrigo Paixão, disse que o novo terminal vai aumentar o fluxo logístico na margem direita do porto de Santos. "A idéia é ser um terminal de bandeira branca, ou seja, além das cargas da Libra outros operadores poderão utilizar o Teval. Por essa razão, ainda não temos a dimensão de quanto irá aumentar a movimentação de contêineres por ano", disse o executivo. No ano passado, a Libra movimentou 525 mil contêineres e a expectativa é um aumento de 9% em 2008. "Não contabilizamos o crescimento com a operação do Teval", ressaltou Paixão. O terminal terá dois ramais ferroviários de bitola mista e 10 mil metros quadrados de armazém coberto. "É estratégico em termos de localização, além de ter toda a infra-estrutura ferroviária praticamente pronta. Não há necessidades de grandes investimentos. O ganho para a MRS será no aumento do transporte ferroviário na margem direita, pois, haverá uma redução de até 50% na permanência dos vagões no porto de Santos. Vamos otimizar, ganhar tempo no transporte", afirmou o executivo. Para Fontana Neto, "o Teval será um instrumento logístico ferroviário, contemporâneo, de interface às atividades portuárias, capaz de ampliar a movimentação de carga no Porto de Santos, incrementando de forma estruturada a competitividade e confiabilidade para os seus operadores." Por estar localizado antes do intercâmbio ferroviário do Porto de Santos, em área segregada, "o Teval reduzirá o tempo de permanência dos vagões no Porto de Santos em até 50%, aumentando a oferta de transporte ferroviário", informou Fontana. O Teval irá funcionar 24 horas por dia e será dedicado às cargas de exportação. Com isso, segundo Paixão, o fluxo de contêineres para o porto será realizado no período da noite. "Também teremos espaço para armazenamento de cargas que aguardam o navio. A idéia é, ainda, movimentar cargas de grandes dimensões e não somente contêineres", disse Paixão.