03/10/07 15h01

Libbs inaugura fábrica e reforça laboratório

Valor Econômico - 03/10/2007

A Libbs, laboratório brasileiro, inaugura amanhã sua nova fábrica de produção de medicamentos, que inclui também uma área de desenvolvimento de novas formulações e síntese de insumos farmacêuticos. As instalações, de 33,6 mil metros quadrados, ficam em Embu, na Grande São Paulo, onde a empresa poderá produzir quase 54 milhões de caixas de medicamentos por ano, o triplo de hoje, informou a Libbs por meio de comunicado ao Valor. A empresa terá também um centro de desenvolvimento integrado formado por um conjunto de laboratórios para atender tanto as áreas farmacêutica e farmoquímica, em classes terapêuticas como cardiologia, ginecologia e oncologia. A empresa já tinha uma unidade de química fina em Embu, uma das poucas existentes no Brasil, que será integrada ao centro. Os investimentos realizados chegam a R$ 100 milhões (US$ 54,73 milhões) e fazem parte do primeiro empreendimento aprovado pelo Profarma, o programa de incentivos à indústria farmacêutica nacional, criado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O banco oficial liberou R$ 16,9 milhões (US$ 9,3 milhões) para a construção da fábrica e outros R$ 15,8 milhões (US$ 8,65 milhões) para a pesquisa e o desenvolvimento de cinco novos medicamentos. A contrapartida da Libbs nos empréstimos do BNDES chega a 80%. Com a nova unidade, a empresa pretende aumentar suas exportações. Em 2006, a Libbs obteve certificação da BWG, a agência regulatória alemã, permitindo exportar 20% do volume produzido pela unidade de ingredientes ativos. A previsão é dobrar o percentual em três anos. No fim de 2008, a empresa prevê obter o primeiro registro internacional, habilitando a venda de produtos acabados ao exterior. A Libbs possui uma unidade na capital paulista, no bairro de Pompéia, que será desativada, com transferência da produção para a nova fábrica. Faltam apenas completar a instalação das unidades de oncologia e hormônios.