25/06/15 14h56

Levantamento coloca Unesp como terceira universidade brasileira

Na América Latina, Universidade fica em sexto lugar

Unan - Unesp

Pesquisa da Nature Global Index analisou artigos publicados em 68 periódicos com impacto mundial. A Unesp ficou como a terceira universidade brasileira e a sexta da América Latina.

O levantamento da Nature Global Index analisou publicações em 68 periódicos relacionados às áreas de física, química, ciências biológicas e ciências da terra e meio ambiente. Para pontuar cada universidade, foram utilizados três parâmetros. Foram avaliados três indicadores, o primeiro refere-se ao número bruto de artigos, o segundo mede a participação das instituições em cada artigo, considerando o conjunto dos autores, e o último (WFC ou contagem fracionada ponderada) emprega uma ponderação para retirar o "peso excessivo" da área de astronomia na base de dados. As cinco primeiras colocadas no Brasil foram: USP, UFRJ, Unesp, Unicamp e UFMG.

O mesmo índice aponta o Brasil como o primeiro na América do Sul, seguido por Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai. No ranking da América Latina, a primeira colocada é a USP, seguida do National Scientific and Technical Research Council (Conicet), da Argentina (que não é uma universidade), Universidade de Buenos Aires, Universidade do Chile, UFRJ, Pontifícia Universidade Católica do Chile, Unesp, Unicamp, UFMG e UFRGS.

Maria José Soares Mendes Giannini, pró-reitora de pesquisa da Unesp aponta que, independente das métricas empregadas, a Universidade mostra a qualidade e relevância de sua pesquisa. "Assim, nossa comunidade formada por professores, pesquisadores, funcionários e estudantes de graduação e de pós-graduacão, bem como nossos pós-docs, encontram nessa instituição um local de trabalho estimulante do pensar livre, agregando as responsabilidades inerentes de uma instituição de ensino comprometida com a formação de profissionais de nível superior, de pesquisa com reflexos na produção de novos conhecimentos e riquezas, desempenhando um papel fundamental para o equilíbrio e desenvolvimento social", diz.
Para a pró-reitora, o ranking Nature Global Index mede uma produção altamente qualificada e de indiscutível importância. "O grupo das revistas Nature tem a garantia de contabilizar produções com rigoroso processo de revisão. Em nossa universidade a maior inserção foi da área de física, seguida de ciências biológicas, ciências da terra e química.

Verifica-se ainda 88% de internacionalização. "Entre os países com os quais temos mais colaborações, aparecem a Itália, devido à Unesp ser o único centro nas Américas do ICTP - SAIFR (International Centre for Theoretical Pysics - South American Institute for Fundamental Research), Alemanha, Finlândia, França, EUA, Espanha e Belarus", explicita Maria José.