Lente local
Folha de S. PauloAumentar a quantidade de fornecedores nacionais será a estratégia adotada para 2016 pela rede de lojas de óculos Chilli Beans após o dólar se aproximar da casa dos R$ 4.
Para o próximo ano, a marca buscará elevar de 20% para 35% a quantidade de produtos feitos no Brasil -o restante continuará vindo da China.
"Por causa dos impostos, os óculos feitos aqui ficam caros, mas, com um volume maior, é possível negociar preços", diz Caito Maia, presidente da empresa.
Com o fortalecimento da moeda estrangeira, os custos de produção cresceram 50%. O repasse ao consumidor, contudo, ficou em torno de 15%, de acordo com o empresário.
"Mais fornecedores locais também ajudam no planejamento de longo prazo", afirma.
A Chilli Beans continua com a estratégia de expansão para o exterior: em dezembro ficará pronta um loja própria em Miami, cujo investimento da marca foi de R$ 3,4 milhões.
11% é a participação internacional no faturamento da empresa
700 é o total de pontos de venda (entre lojas próprias e franquias) no Brasil
R$ 514 milhões foi o faturamento no ano passado