16/05/16 14h44

Lenovo transferirá sua unidade de Itu para Indaiatuba

Jornal Cruzeiro do Sul - Sorocaba

Uma das mais importantes empresas de tecnologia está de mudança da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A Lenovo, uma das maiores fabricantes de computadores no mundo, deve deixar Itu rumo a Indaiatuba, que fica a 50 quilômetros de Sorocaba, na Região Metropolitana de Campinas (RMC). A mudança foi confirmada pela empresa, que deve começar a operar naquele município ainda em 2016. A Lenovo informa que está redimensionando sua capacidade fabril no Brasil, visando a sustentabilidade dos negócios da companhia diante do atual cenário da economia brasileira no segmento de computadores pessoais.

A escolha de outra cidade fora da RMS se deu após análise sobre cidades em um raio de 50 quilômetros da atual sede. "A Lenovo buscou cidades que mantivessem as mesmas características de logística e mão de obra que a companhia tem hoje e com opções de imóveis para locação com preços competitivos", aponta, via assessoria. A mudança para endereço próximo decorre da necessidade de não prejudicar os atuais colaboradores e manter a sustentabilidade de negócios, acrescenta a empresa.

O novo endereço da Lenovo fica na mesma rodovia, a SP-75, que em Itu recebe o nome de Santos Dummont. A empresa não informa quanto deve custar a mudança e nem qual será a nova capacidade de produção, porém destaca que a planta deverá atender às necessidades e demandas do mercado brasileiro.

"Neste momento, a Lenovo não pode precisar a quantidade de vagas que serão abertas na nova localidade", diz. Devido à transferência, a companhia afirma que desenvolveu um plano focado em seus colaboradores, clientes e parceiros, com o objetivo de gerar o menor impacto possível. "Como parte dessa iniciativa, não haverá demissões e estamos incentivando todos a nos acompanharem." A Lenovo informa ainda que não recebeu nenhum incentivo especial em Indaiatuba e que está sujeita aos incentivos existentes na legislação em vigor.

Cidades

O prefeito em exercício de Indaiatuba, Antônio Carlos Pinheiro (PTB), demonstrou satisfação com a chegada da empresa. Já o prefeito licenciado, Reinaldo Nogueira (PMDB), ressaltou que a Lenovo deve gerar impactos como o aumento no índice de participação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no futuro, aumentando a receita de Indaiatuba.

O Cruzeiro do Sul contatou a Prefeitura de Itu e enviou questões para que se posicionasse sobre a mudança da Lenovo e os impactos para a cidade. Até a conclusão da matéria, porém, não houve retorno. O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho de Sorocaba, Geraldo Almeida, também foi questionado e afirmou que a empresa acabou optando por um imóvel mais barato, que é do mesmo proprietário do prédio atual.