19/11/20 12h20

Leilão Virtual de Artesanato do Vale do Ribeira será realizado no dia 23

Participantes fazem parte de grupos de artesãos do Projeto Dá Gosto Ser do Ribeira do SEBRAE-SP

Agência Sebrae-SP

Um grupo de artesãos participantes do Projeto Dá Gosto Ser do Ribeira vai realizar um Leilão Virtual de Artesanato do Vale do Ribeira no dia 23 de novembro, a partir das 9h. Serão ofertadas mais de 50 peças e os lances serão feitos por meio de um grupo de WhatsApp que será criado para a ação. Os interessados podem se inscrever no link https://bit.ly/artesanatoVR.

O leilão é uma das ações previstas pelo grupo para o enfrentamento da crise. Desde o início da pandemia, o Sebrae começou os trabalhos para fortalecer a economia criativa com destaque para o artesanato local dentro do PDL – Programa de Desenvolvimento Local.

As capacitações começaram com cerca de 60 artesãos de Miracatu e Ilha Comprida, que receberam orientações sobre gestão e empreendedorismo, como controle de caixa, precificação, estoque, redes sociais, valorização da cultura regional e acesso novos mercados.

“Participar deste curso promovido pelo Sebrae me fez repensar meu trabalho. Fazia por prazer e para me ajudar a enfrentar a ansiedade pós-aposentadoria. Hoje vejo que é possível ver meu artesanato como um negócio”, destaca Lucia Maria Gonçalves Lorena, da Coisas da Lucinha.

Parcerias
O trabalho do grupo envolveu uma parceria com o IFSP (Instituto Federal de São Paulo) – Campus Registro. Os alunos dos projetos EMPREENDIF e Eu Divulgo Pra Você apoiaram os artesãos para melhoria das redes sociais, confecção de controle de caixa e precificação dos produtos.

Os artesãos participaram ainda da oficina de design para artesanato em parceria com a arquiteta e designer Ana Paula Nogueira de Carvalho, estão cadastrados no site Pertinho de Casa e foram inseridos no Projeto Dá Gosto Ser do Ribeira.

DivulgaçãoDentro do projeto, os empreendedores foram estimulados a confeccionarem peças com a marca e o logotipo do projeto. As criações foram expostas e comercializadas em eventos e estão presentes na prateleira de produtos regionais dentro do espaço de coworking Ribeira Hub, que também é parceiro no Leilão Virtual cedendo o espaço e fotografia profissional das peças apresentadas.

“Participar dos cursos do Sebrae foi um divisor de águas na minha nova carreira, após a aposentadoria. Hoje, sou artesã profissional! Já participei até de Rodada de Negócio, tenho uma marca com logo profissional e exponho meus produtos no Ribeira Hub em Registo”, destaca Elisabete Carneiro Ribeiro Alves, do Empório Origem Caiçara.

fonte: http://www.sp.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/SP/leilao-virtual-de-artesanato-do-vale-do-ribeira-sera-realizado-no-dia-23,a4a0579ea91d5710VgnVCM1000004c00210aRCRD