Leilão de Prêmios combina marketing para MPEs e descontos para consumidores
Usuários ganham cliques para disputar produtos até 99% mais baratos; estratégia de gamificação ajuda lojas a fidelizar clientes, diz startup
DCILeiloar produtos on-line com 99% de desconto, sem alteração de preço, e assim fidelizar consumidores. Essa é a proposta da startup Leilão de Prêmios. Ao realizar uma compra em uma loja parceira da empresa, o consumidor recebe um cupom para participar de um leilão-relâmpago, de 20 segundos, no site. Os lances são dados através de cliques limitados - cinco para cada usuário - que fazem o cronômetro regressivo voltar aos seus 20 segundos iniciais. O vencedor é o último a dar um clique e ver o cronômetro zerar.
Utilizar a gamificação como uma ferramenta de marketing para o varejo foi a aposta do empreendedor mineiro Alexandre Calmon. Em sua plataforma, o usuário encontra as lojas parceiras do sistema e pode comprar produtos que saem quase de graça. O modelo de jogo - "viciante", segundo ele - faz com que as pequenas e médias empresas fidelizem seus clientes, que voltam a comprar para ganhar mais cupons. Ele afirma que a plataforma já conta com 15 mil usuários cadastrados.
Antes de chegar a Mogi das Cruzes (SP), onde atua desde o início de setembro, a startup rodou com um MVP (Mínimo Produto Viável, na sigla em inglês) em outras cidades para validar seu projeto. Em 2014, operou de janeiro a julho em Divinópolis (MG). No ano seguinte atuou por mais seis meses na capital paulista e, em 2016, passou o mesmo período em Jales (SP).
Apesar de ter rodado sem o produto final, o Leilão de Prêmios, agora sediado definitivamente em São Paulo, já estava faturando. De acordo com Calmon, a receita média ficou entre R$ 30 mil e R$ 40 mil no período de testes. A startup foi uma das 12 finalistas do 8º concurso Acelera Startup, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Atualmente está sendo acelerada pela InovAtiva Brasil.
Como funciona
Ao comprar um produto em uma das lojas conveniadas, o cliente recebe um cupom que equivale a um crédito de cinco cliques. Basta fazer o cadastro gratuito no site do Leilão de Prêmios e informar o número do cupom. O saldo é cumulativo, mas para cada leilão é permitido usar apenas cinco cliques.
"Nós realizamos no máximo três leilões por dia. Para participar, basta o usuário escolher um dos leilões do dia e fazer a inscrição. Automaticamente, cinco cliques são descontados de sua conta", explica o CEO da startup. Mesmo que os leilões do dia não sejam da loja em que o cliente ganhou o cupom, ele pode participar.
A disputa ocorre sempre no período da noite, entre 20h e 22h. Quando o leilão começa, um cronômetro inicia uma contagem regressiva de vinte segundos. Para cada clique de um usuário, o cronômetro começa a contagem de novo. Vence quem clicar pela última vez antes de o cronômetro zerar definitivamente. "Como os cliques são limitados (cinco por usuário), cada um tem que adotar sua estratégia", diz Calmon.
Os produtos disponíveis têm sempre 99% de desconto e o preço não muda durante o leilão. A retirada é feita diretamente na loja. Para que não sejam leiloados prêmios irrelevantes, a startup estipula um preço mínimo com cada empresa participante. Já o valor mínimo da compra na loja para que o usuário ganhe um cupom fica a critério do comerciante.
Para as empresas
Para participar do sistema da startup as lojas pagam uma assinatura com duração de seis meses. São três planos diferentes. Quanto maior o valor, maior o número de leilões que a loja pode fazer no mês e de cupons para dar aos seus clientes. De acordo com o CEO, o Leilão de Prêmios tem hoje doze contratos fechados.
"Fazemos assinaturas semestrais com as empresas para termos pelo menos um leilão por dia, que só ocorrem de segunda a sexta. Antes de fechar temos uma conversa sobre quais produtos serão oferecidos. Tudo passa por um filtro nosso, para oferecermos algo atrativo para os usuários", explica.
Uma das vantagens para os lojistas, segundo ele, é o engajamento com a marca, pelo tempo que o usuário fica disputando o leilão e visualizando produtos, banners e logo da empresa. Além disso, Calmon cita que, ao entrar no site, o cliente encontra as lojas parceiras, o que o leva a dar preferência a elas na hora de uma nova compra.
"Outro benefício, que considero muito importante, é que as empresas criam um mailing com todos os usuários interessados em seus produtos. Quando os participantes disputam determinado prêmio, a empresa tem acesso a esses clientes e pode selecionar o seu público-alvo, exportando esse mailing", defende.
A plataforma também conta com uma ferramenta chamada Publiclick. Ao clicar nesse aplicativo, os usuários são direcionados para o site das duas empresas que realizarão leilão naquele dia. "A pessoa tem que navegar durante vinte segundos em cada um desses sites para receber cinco cliques", diz Calmon. Entretanto, esses cliques não são cumulativos e têm que ser usados no mesmo dia.
Segundo ele, essa é uma forma de motivar as pessoas a entrarem todos os dias no Leilão de Prêmios, o que reforça o contato diário com as marcas.
A startup conta hoje com 12 pessoas trabalhando em sua administração. A projeção para os próximos dois anos é estar atuando em 50 cidades do Estado e, com o aumento das assinaturas, chegar a um faturamento em torno de R$ 3,8 milhões. A empresa tem também uma parceria com o Sebrae-SP e inclui no plano de contratação um voucher para o empresário, dando desconto em cursos de marketing nas unidades da entidade.