14/02/08 10h48

Leilão da Cesp desperta o interesse de 12 empresas

Folha de S. Paulo - 14/02/2008

O leilão de privatização da Cesp (Companhia Energética de São Paulo) já despertou o interesse individual de 12 empresas. Todas elas passaram pelo "data room", uma central de dados contábeis e financeiros, aberto aos potenciais interessados em comprar a empresa. Entre os interessados estão a ítalo-espanhola Enel/Endesa, a espanhola Iberdrola/Neoenergia, a franco-belga Suez/Tractebel, a portuguesa EDP (Energias de Portugal), e as brasileiras CPFL Energia e a Light. Também passaram pelo "data room" dois dos maiores fundos de "private equity" (de participações em empresas) americanos, KKR (Kohlberg Kravis Roberts) e Blackstone -que entraram na gestão de geradoras dos EUA após o colapso da Enron-, e o brasileiro Pátria. Além do interesse no negócio em si, o acesso ao "data room" é uma oportunidade única para conhecer dados estratégicos de um futuro concorrente. Sozinhas ou em conjunto, essas empresas devem formar pelo menos três consórcios para disputar a compra da Cesp, um dos maiores negócios do ano no setor elétrico e que deve trazer ao Brasil a tendência de consolidação iniciada na Europa. As mesmas empresas devem disputar também o leilão da parte do BNDESPar na Brasiliana, dona da Eletropaulo, Tietê e Uruguaiana. A venda do controle da Brasiliana, avaliada em mais de R$ 10 bilhões (US$ 5,7 bilhões), deve acontecer também no primeiro trimestre e concorre pelos mesmos investidores. Na avaliação da corretora Ativa, o negócio deve sair pouco acima do preço mínimo, e o governo paulista deve conseguir vender com facilidade sua parte na Cesp por mais de R$ 7 bilhões (US$ 4 bilhões).