LED Roadway planeja fábrica de US$ 100 milhões no Brasil
Valor EconômicoA canadense LED Roadway Lighting está se preparando para disputar a Parceria Público-Privada (PPP) para a troca da iluminação pública da cidade de São Paulo. Em entrevista exclusiva ao ValorPRO, serviço de tempo real do Valor, o diretor de negócios da companhia para a América Latina, Marcos Miranda, afirmou que a fabricante de lâmpadas planeja investir US$ 100 milhões em uma fábrica no país caso seja a vencedora do processo.
O executivo diz que a intenção, se ganhar a PPP, é realizar o investimento durante cinco anos. Este é o período que ele estima que serão necessários para troca de todas as 580 mil luminárias da cidade incluídas no projeto.
Fundada em 2002 e com presença em 40 países, a companhia enfrenta na disputa Philips, GE, Unicoba, Osram e outras grandes empresas da área. Todas querem ser as fornecedoras das novas lâmpadas da cidade, em um negócio que pode superar os R$ 3 bilhões.
"Já temos projetos pilotos no Brasil, em São Paulo, Recife e Maceió, e temos grande interesse em aumentar nossa atuação no país. Ganhando a licitação, teremos demanda para fazer o investimento", afirma o executivo. Mas ele acrescenta que, independentemente do resultado da PPP, a companhia quer instalar uma fábrica no Brasil. "Sem ganhar a licitação, o processo fica bem mais lento", diz.
A PPP de São Paulo será a maior do mundo em iluminação. Apenas o custo das luminárias deve facilmente superar R$ 600 milhões. Além do produto, a companhia vencedora também deverá ficar responsável por todos os serviços de instalação e manutenção.
A LED Roadway se cadastrou para a fase de apresentação de projetos para a PPP como participante do consórcio Sistema PRI Engenharia, juntamente com outras companhias. Por razões estratégicas, Miranda não quis dizer quem são seus parceiros. A Phillips, por exemplo, está no páreo em conjunto com a AES Serviços.
A Prefeitura de São Paulo recebeu onze estudos em março e, em 17 de julho, uma Comissão Especial de Avaliação da Secretaria de Serviços concluiu uma análise de todos os trabalhos.
Dada a importância do projeto, a avaliação foi encaminhada para o Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas (CGPPP), formado pelos secretários das pastas de Serviços, Governo, Finanças, Planejamento e Negócios Jurídicos. Eles devem agora apresentar um parecer sobre a avaliação dos trabalhos, o que não tem data prevista para acontecer, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Serviços.
Somente com esse documento em mãos a Secretaria de Serviços vai consolidar as minutas do edital de licitação e do contrato da PPP para a consulta pública. O passo seguinte será a publicação do edital definitivo.
A Roadway já comercializa luminárias de LED no Brasil e diz ter instaladas 8,2 mil unidades até o momento. Os produtos são importados de suas fábricas no Canadá e produzidos a partir de componentes de LED originários do Japão.