Lavanderia Atmosfera compra Mr. Clean
Valor Econômico - 15/12/2006
A Atmosfera, rede de lavanderias industriais, anunciou ontem a aquisição da rival Mr. Clean. Com a compra, a empresa, que já é uma das maiores prestadoras de serviços de lavanderia para hospitais do país, reforçará sua posição de liderança no atendimento a hotéis e restaurantes. A Atmosfera comprou a fatia da BNDESpar, subsidiária do BNDES, que detinha, direta e indiretamente, 37,6% do capital da rede rival. Fez ainda uma troca de ações com os dois outros controladores, o fundo de private equity Pactual Electra e Moysés Aguiar, fundador da rede que continua na empresa. Eles poderão ter até 10% do capital da Atmosfera. O valor da transação não foi revelado. A Mr. Clean tem cerca de 200 clientes, fatura US$ 21 milhões por ano, possui unidades em São Paulo e outros Estados. É uma das principais prestadoras de serviços para a rede francesa de hotéis Accor no Brasil, responsável por 40% da base de clientes. O faturamento da Atmosfera deve crescer para quase US$ 92,5 milhões. A intenção é oferecer serviços de lavanderia para hospitais e indústrias, como uniformes limpos. A Atmosfera foi criada em 1998 por três sócios - um economista, um ex-oficial da marinha e um médico - atendendo inicialmente hospitais em São Paulo. No fim de 2002, o fundo de investimentos Advent International comprou 82% do capital por US$ 20 milhões. A compra da Mr. Clean é a terceira grande aquisição feita desde então. Em 2003, a empresa incorporou a Astral e a Tillimpa um ano depois.