29/04/11 12h27

Lançamento do Atlas da Competitividade da Indústria Paulista permitirá melhor direcionamento de investimentos

Ferramenta online desenvolvida pela Investe São Paulo, Fiesp e Seade ajudará investidores e gestores públicos a conhecer melhor as características de cada região do Estado.

O Estado de São Paulo ganhou um instrumento tecnológico de alta performance, o Atlas da Competividade da Indústria Paulista, lançado nesta quarta-feira, dia 27, pelo presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, na sede da Fiesp.

A ferramenta virtual foi desenvolvida pela Investe SP e pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp (Decomtec) e será atualizada periodicamente com dados da fundação Seade.

O conjunto de indicadores irá municiar os planejadores estratégicos e a indústria, oferecendo diagnósticos e serviços tecnológicos, além de fazer um retrato fiel das reais vocações regionais e as possibilidades de atração de investimentos.

No evento de lançamento oficial o Atlas foram apresentados os destaques da ferramenta que contemplam:visão panorâmica do Estado de São Paulo para fins de análise de políticas públicas; distribuição dos diversos setores produtivos e suas dimensões; dados específicos dos municípios, tais como: emprego, renda e geração de novos postos de trabalho.

O Atlas ajudará no planejamento e na tomada de decisões sobre políticas públicas e desenvolvimento regional. A partir dos inúmeros dados compilados, será possível identificar as vocações territoriais dos municípios a fim de fomentar setores econômicos e promover atividades de atração de empresas e seus investimentos.

A ferramenta ainda permite acompanhar a evolução do emprego; arrecadação; número de estabelecimentos instalados; salários médios mensais; massa salarial anual, infraestrutura e logística; capital humano; tecnologia e investimentos. E suporta, também, a combinação de variáveis a fim de obter, por exemplo, indicadores específicos de setores industriais, fornecedores e concorrentes.