Laboratório de testes da Clarios é o único do país a oferecer instrumentação de veículos
Maior capacidade de testagem do país e equipamentos de precisão exclusivos para baterias de motos
Eae MáquinasPara atender às normas técnicas compulsórias e às crescentes demandas das fabricantes de veículos por baterias que suportem um número crescente de novos consumidores, a Clarios investe pesado em Pesquisa e Desenvolvimento na planta brasileira localizada em Sorocaba (SP).
Uma das áreas que recebe aporte constante é o laboratório de testes de baterias, que recentemente, foi ampliado para agregar o serviço de instrumentação de veículos, único em operação no país. Quando um veículo está para ser lançado com uma bateria Clarios, é feita uma análise para verificar se a energia fornecida pelo carro é suficiente para carregar ou não a bateria. Essa avaliação é crucial para que a aplicação ocorra de forma correta.
Em 2024, o laboratório teve aumento de mais 32 circuitos de carga e descarga, reafirmando a posição como o de maior capacidade de testagem do país.
Jean Paulo Alves, coordenador do laboratório elétrico, ligado à Engenharia de Produto, explica que todo acumulador de energia que já está no mercado e o que ainda será lançado passa pelo laboratório de testes da Clarios.
No laboratório são feitos dois tipos principais de testes: de validação e de compliance. “O teste de validação inclui avaliações de durabilidade, mecânicas, lançamentos etc. Os testes de compliance examinam todas as baterias em linha no mercado (do tipo veicular ou estacionária), tanto no segmento OE (equipamentos originais de fábrica) quanto no de reposição”, explica o coordenador, acrescentando que as verificações são realizadas a partir de uma amostragem sobre a qual é aplicada os parâmetros de performance.
“Também realizamos os testes das normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que são o teste C20 (tempo de descarga de 20 horas), CCA (teste de partida, realizado em uma temperatura extrema de -18 graus Celsius) e o teste de Reserva de Capacidade – RC (a bateria é descarregada até determinada voltagem e o produto deve atender a determinado tempo contado em minutos)”, ensina.
Outra exclusividade é a análise de benchmarking. Baterias de marcas concorrentes que estão sendo comercializadas no mercado nacional são comparadas aos produtos da Clarios em termos de performance e design. “O que concluímos é que as baterias concorrentes oferecem menor ampére-hora. Outra situação é que as baterias da Clarios fornecem mais energia, com menor uso de chumbo (em torno de 5% a 10% menos chumbo em relação às marcas concorrentes – dependendo do modelo). Isso significa uma bateria mais leve e sustentável, pois como o chumbo utilizado é de altíssima pureza, não há necessidade de acrescentar tanto desse metal na bateria. Usando menos chumbo, alcança-se um rendimento melhor”, frisa Jean Paulo.
Certificações
Entre outras, o laboratório da Clarios também é certificado pela norma IATF (International Automotive Task Force) – concedida exclusivamente às empresas que prestam serviços no setor automotivo. Anualmente é necessário que a bateria fornecida para uma montadora seja revalidada completamente, especialmente quanto à inspeção de layout. “São verificados os requisitos dimensionais (altura da caixa etc.), efetuados todos os ensaios de C20, CCA e RC, além do ensaio de vibração, no qual a bateria é colocada no shaker – equipamento especial para verificar a ocorrência de vazamentos”, esclarece Jean Paulo.
Montadoras americanas que atuam no Brasil seguem a norma SAE e as fabricantes de veículos de origem europeia seguem a norma EN. “Cada montadora tem suas particularidades. Os recursos de teste da Clarios também atendem aos requisitos de clientes fabricantes de Equipamentos Originais, como, por exemplo, o monitoramento do desempenho da bateria no arranque do motor num veículo específico durante toda a vida útil”, detalha o coordenador.
Diferencial
O laboratório da Clarios no Brasil é o único que possui equipamentos de precisão para testar baterias de motos. “Por se tratar de uma bateria menor, é necessário uma alta precisão. É comum recebermos baterias dos Estados Unidos para serem testadas no Brasil”, explica Jean Paulo.
Pelo fato de o laboratório funcionar junto da planta brasileira, os testes são realizados 48 horas após a etapa de formação e carga da bateria. A norma técnica estipula um prazo de até 3 meses após a fabricação. Mensalmente, são testadas em torno de 250 baterias. Os testes acontecem diariamente.
O laboratório da Clarios não serve apenas ao Brasil – graças à rede global de Centros de Investigação e Desenvolvimento da Clarios, os projetos podem ser implementados em toda a Europa, EUA e China.
A Clarios, líder global em soluções de armazenamento de energia, é detentora, dentre outras marcas, da Baterias Heliar e da Freedom Estacionária. O laboratório e o serviço de instrumentação fazem parte do Departamento de Engenharia e são utilizados para o desenvolvimento e aprimoramento dos produtos.