03/05/16 14h25

Laboratório de IoT poderá desenvolver soluções inovadoras para o Brasil

Agência Gestão CT&I

A empresa Ericsson inaugurou nesta sexta-feira (29), em Indaiatuba (SP), um laboratório de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), com o objetivo de desenvolver soluções integradas e inovadoras. Apagar luzes da casa pelo celular e abrir automaticamente a garagem ao detectar a presença do carro estão entre as situações sendo viabilizadas pelo laboratório e potencializadas no País.

Na cerimônia de inauguração, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, garantiu que o Brasil será protagonista neste setor a partir dos incentivos do governo federal. Segundo o dirigente da pasta, o novo espaço para essa tecnologia facilitará a cooperação do ministério com empresas, universidades, fornecedores e agências de desenvolvimento, “para a criação de soluções integradas que gerem benefícios sociais à população brasileira, tanto do meio urbano, quanto rural.”

O ministro ressaltou os avanços também conquistados na área do 5G, onde o Brasil assinou um acordo com a União Europeia para integrar a expansão da rede de internet móvel de alta velocidade. "Essa tecnologia está diretamente integrada com a 'Internet das Coisas'. Atuar nesses dois campos, desde o início, ratifica o pioneirismo nacional e a capacidade dos brasileiros", disse.

Segundo o diretor de Inovação da Ericsson, Edvaldo Santos, a empresa acompanha a evolução tecnológica nacional, com a década de 1990 sendo o marco do desenvolvimento de produtos baseados na inovação. O centro de excelência na Universidade Federal do Ceará (UFC), por exemplo, é a maior parceira da Ericsson no Brasil. "O pesquisador brasileiro é inovador, criativo, orientado para resultados. É um exemplo para o resto do mundo. Na UFC, desenvolvemos o 5G com todo o potencial", acrescentou.