22/12/10 11h40

L Oréal cria esmalte no Rio e exporta a partir de SP

Valor Econômico

Os esmaltes para unhas em tons de amarelo, laranja, azul, verde, roxo, populares entre as brasileiras jovens, e as que assim se sentem, estão sendo exportados pela L'Oréal Brasil. Com cores criadas no laboratório da empresa no Rio de Janeiro, são produzidos na fábrica da Colorama, em São Paulo, uma das duas unidades de produção da empresa no Brasil. A empresa, que há pouco mais de dois anos intensificou o plano de desenvolver produtos voltados para o clima e a mulher brasileiros, exporta para países da América Latina e leva fórmulas para fabricação na Ásia - de xampus a cremes de proteção solar.

No caso dos esmaltes para unhas, a L'Oréal é a segunda em vendas no Brasil, só perde para a Risqué. A meta é ganhar a liderança em dois anos, diz o principal executivo da divisão de produtos de grande público da empresa francesa, Pierre-Emmanuel Angeloglou. Ele é o responsável pelas marcas Garnier, L'Oréal Paris, Maybelline e Colorama. Francês, de 36 anos, e há um no Brasil, Angeloglou, neto de grego, filho de espanhola e casado com italiana, falou ao Valor na semana passada. Quis esperar para mostrar resultados da sua gestão. Diz que as vendas na sua área crescem mais de 20% este ano. Em 2009 o aumento foi de 15%.

Os resultados o deixam otimista em relação à participação brasileira na meta da matriz de dobrar de 1 bilhão para 2 bilhões o número de clientes até 2020. No Brasil, a meta para 2011 é crescer pelo menos uma vez e meia além do resultado do mercado. No caso dos esmaltes, diz que o que descobriu aqui que, fazer as unhas para a brasileira é parte da higiene pessoal e que usa as cores como um meio de expressão. O Brasil é o maior mercado de esmaltes para unhas do mundo, em volume de vendas. Só em setembro foram vendidas 60 milhões de unidades, em grande parte devido à moda das cores fortes, agregando novidade aos usuais tons de vermelho, rosa e a linha em tons de marrom.

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) avalia que, mantidas as vendas no volume registrado em setembro, o ano pode fechar com a venda de 720 milhões de vidros de esmaltes para unhas. Em 2009, o total ficou em 360 milhões.