09/12/09 11h33

Kontik investe no comércio on-line

Valor Econômico

A Kontik-Franstur, uma das 10 maiores agências de viagens corporativas do país, lançou ontem o portal de vendas de pacotes turísticos na internet Viajobem. Após investimento de R$ 300 mil (US$ 174,4 mil), o objetivo é alcançar um faturamento de R$ 30 milhões (US$ 17,4 milhões) no primeiro ano de atividades, num mercado que fatura, por ano, R$ 400 milhões (US$ 232,6 milhões), segundo o diretor da Kontik, Eduardo Vasconcellos Neto.

"As classes C e D estão entrando no varejo on-line, mercado que deverá crescer 30% ao ano nos próximos cinco anos", afirma o executivo. Apesar de ter como foco consumidores de menor renda, Vasconcellos Neto acredita que as classes C e D só deverão começar a comprar pacotes turísticos pela internet daqui a três anos. Por enquanto, ele estima que as vendas serão sustentadas pelas classes A e B.

A Kontik contratou Edson Romão, um dos pioneiros da internet no Brasil, para comandar o novo site. Romão foi o criador do hpG, serviço de hospedagem de sites comprado pelo iG em julho de 2001. "Já havia decidido que queria colocar um pé em outro setor da economia", diz Romão.

Vasconcellos Neto estima que o Viajobem tem potencial para alcançar até 10% do mercado de venda on-line de pacotes turísticos em 2010. O objetivo é competir com as duas maiores empresas desse setor, a Decolar.com e a Submarino Viagens. Romão, por sua vez, lembra que ainda é preciso estimular, no Brasil, a cultura de compras de pacotes de turismo na internet.