06/05/09 11h38

Klabin volta ao azul e programa expansão

Gazeta Mercantil - 06/05/2009

Depois de registrar dois prejuízos trimestrais consecutivos, a Klabin, uma das maiores produtoras e exportadoras de papéis do Brasil, voltou a apresentar um resultado positivo, destacou Reinoldo Poernbacher, diretor geral da companhia. A empresa obteve um lucro líquido de R$ 29 milhões (US$ 13.2 milhões) no primeiro trimestre de 2009. Entretanto, a cifra representa uma redução de 58% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A receita líquida da empresa registrou recuo de 2,5% no período, em comparação com igual intervalo de 2008, para R$ 722 milhões (US$ 328.2 milhões).

Todas as unidades de negócio da companhia apresentaram queda no volume de vendas, com exceção do segmento de cartões, que avançou 8% em relação ao primeiro trimestre de 2008. O volume de vendas de papéis e cartões revestidos caiu 9%, de kraftliner (papel usado na produção de embalagens de papelão ondulado, por exemplo) declinou 25%, de papelão ondulado ficou 5% menor e de sacos industriais, nas unidades do Brasil e Argentina, reduziu 9%.

"Os preços pararam de cair em alguns segmentos, mas ainda é muito cedo para tomar essa tendência como definitiva", disse o diretor geral da Klabin. De acordo com Poernbacher, a empresa está protegida com a elevação da posição de caixa, que somava R$ 1,6 bilhão (US$ 727.3 milhões) em 31 de março.