Klabin exporta 90% mais papel cartão à Europa
DCI
A Klabin, maior produtora, exportadora e recicladora de papéis do Brasil, divulgou ontem que o volume de vendas de cartões da empresa, destinados ao mercado europeu, teve alta de 90% nos nove primeiros meses de 2009, em relação ao mesmo período do ano passado, contrariando o cenário da economia mundial, que tem apresentado queda nas exportações.
Segundo a empresa, a abertura de um escritório da Klabin na Bélgica, em setembro de 2008, "rendeu resultados expressivos à companhia". Para Edgard Avezum, diretor comercial da Klabin, apesar de a crise trazer retração de demanda, a empresa encontrou oportunidades no mercado externo para expor suas vantagens competitivas, o que incrementou as exportações de cartões. "A receptividade e o interesse do mercado europeu por novas alternativas foram fatores que abriram caminhos", avalia Avezum. "Porém, o que fez a diferença foi a combinação de gestão sustentável, produtos competitivos e um atendimento mais próximo aos clientes."
A Asia Pulp & Paper (APP), uma das maiores indústrias de papel e celulose do mundo, anunciou a abertura de uma empresa coligada no país, a Cathay. Para 2010, a Cathay tem como meta ampliar em 25% o volume de papéis da APP comercializados no mercado brasileiro. Em quase três anos, a APP quase triplicou seu volume de vendas no Brasil, passando de 34 mil toneladas, em 2007, para 90 mil toneladas, em 2009.