Kingspan avalia entrar no mercado brasileiro
A empresa mira na demanda por painéis isolantes da indústria alimentícia e do varejo
Brasil EconômicoO grupo de materiais de construção irlandês Kingspan espera fechar acordo para entrar no mercado brasileiro ao longo dos próximos 18 meses com o objetivo de ampliar sua recente expansão.
A Kingspan, fabricante líder de produtos de isolamento na América do Norte, Grã Bretanha, Austrália e uma série de países europeus, gastou mais de € 100 milhões (US$ 113 milhões) em aquisições no ano passado, conforme seu lucro do ano fechado cresceu 21%, para € 149 milhões.
A empresa deve fechar dois acordos maiores na Bélgica e no Canadá até abril por um total de € 400 milhões e o seu presidente executivo, Gene Murtagh, disse não esperar nenhum grande negócio nos próximos 12 meses, antes da nova onda de expansão.
“Temos olhado ativamente para esse mercado (o Brasil) por vários anos e nossa expectativa era ter fechado um acordo em 2014. Se você considerar um horizonte de 12 a 18 meses, eu ficaria surpreso de não estarmos fazendo algo lá”, disse Murtagh. “Obviamente o Brasil é volátil economicamente e você tolera isso, mas estruturalmente é um mercado cada vez mais impulsionado pelo varejo e um país muito grande em produção de alimentos, idealmente adequado para a utilização de painéis isolantes para armazenamento acrescentou o executivo.
A Kingspan informou ontem que sua receita subiu 6%, para € 1,89 bilhão em 2014, uma vez que a construção residencial cresceu com força nos EUA e na Grã-Bretanha. O cenário permaneceu misto na Europa, com a Alemanha e Holanda sendo raros pontos de estabilidade.
Na última sexta-feira, a irlandesa assumiu o controle da joint venture que possuía com o grupo belga Recticel na Kingspan Tarec Industrial Insulation, por € 8,5 milhões. A companhia fábrica produtos de isolamento de tubos para operações petroquímicas e de caminhões refrigerados.