16/01/13 11h25

Kärcher investe US$ 2,6 mi em linha de lavadores de carros

Correio Popular

O crescimento do setor automobilístico no Brasil incentiva os investimentos de fabricantes de equipamentos em produtos que atendam a esse mercado. A Kärcher, multinacional alemã de máquinas para limpeza, vai implantar uma linha de lavadores automáticos de veículos, na unidade fabril de Paulínia. A empresa vai investir 2 milhões de euros (R$ 5,43 milhões / US$ 2,6 milhões) para oferecer produtos cujo custo vai variar de R$ 70 mil a R$ 120 mil (US$ 34,1 mil a US$ 58,5 mil). A capacidade será de 30 equipamentos produzidos por mês.

A companhia também está construindo uma fábrica em Vinhedo que irá agregar todas as unidades de produção, que atualmente estão espalhadas em quatro endereços diferentes entre Paulínia e Valinhos. O complexo terá uma área mais do que o dobro da atual e o investimento será de R$ 75 milhões (US$ 36,6 milhões). O objetivo é otimizar as atividades da empresa e garantir espaço para futuras ampliações da produção. A Kärcher emprega 550 funcionários no País.

O diretor-geral da empresa no Brasil, Abílio Cepêra, afirmou que a nova fábrica irá abrigar as operações fabris e logísticas da multinacional. “A estimativa é começar a promover a mudança das unidades atuais em meados deste ano. Até o final de 2013, esperamos que todas as unidades estejam em operação em Vinhedo”, disse. Ele destacou que a Kärcher está crescendo uma média de 20% ao ano nos últimos 12 anos. “Em 2012, o aumento ficou um pouco abaixo da nossa expectativa e fechou em 16%. Os números do final do ano ficaram abaixo da projeção”, disse. O executivo acredita em resultados melhores em 2013.

Cepêra disse que a empresa já trabalha no Brasil com linhas de lavadores automáticos de veículos, mas os produtos são importados de outras plantas. “Decidimos que há espaço no mercado brasileiro para a fabricação local. Os novos produtos serão adaptados à demanda do mercado interno. Serão contratadas 35 pessoas”, disse. Cepêra afirmou há oportunidades na venda dos equipamentos e também na prestação de serviços no pós-venda. “O mercado brasileiro está em expansão e deve passar por um processo de consolidação”, afirmou.

A Kärcher aposta em três grandes filões para expandir os negócios com a nova linha: lavagem de carros em postos e lava-rápidos; limpeza das frotas de ônibus e de caminhões; e ainda a higienização dos veículos que saem da linha das montadoras. “O Brasil é um dos países no mundo com a maior frota de ônibus. Esse é um mercado em expansão e no qual vamos atuar. Temos soluções para todos os tipos de segmentos de limpeza de veículos”, disse o diretor-geral.

O executivo comentou que as máquinas terão tecnologia de ponta e serão adequadas ao mercado nacional. Ele frisou que parte dos componentes será importada, mas que um dos objetivos da fabricante será desenvolver fornecedores locais. “A capacidade de produção será de 30 equipamentos por mês. Contudo, haverá espaço para ampliar a produção conforme a demanda do mercado. Os equipamentos terão custo de R$ 70 mil (US$ 34,1 mil) a mais de R$ 120 mil (US$ 58,5 mil)”, disse. Cepêra acentuou que a Kärcher tem uma gama de produtos no mercado que atende a vários tipos de usuários. “O nosso negócio é soluções de limpeza que vão desde equipamentos domésticos, que custam R$ 70,00 (US$ 34,1), até máquinas industriais que ultrapassam o custo de R$ 550 mil (US$ 268,3 mil)”, detalhou.