07/03/18 12h02

Jundiapeba receberá um aeroporto particular

O Diário de Mogi

Um aeroporto será construído pelo grupo Horii, no Distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes. O equipamento da iniciativa privada ocupará ampla área anexa ao Club Med Lake Paradise, às margens da Rodovia Engenheiro Cândido Rego Chaves (SP-39), a Estrada de Varinhas.

A informação foi divulgada ontem à noite pelo prefeito Marcus Melo (PSDB), que se reuniu, ao lado do deputado estadual Marcos Damásio (PR), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Clodoaldo de Moraes e o empresário Fumio Horii com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella.

“A outorga do aeroporto foi liberada ontem. Ainda há um caminho grande a ser percorrido, mas conquistar a outorga e o apoio do ministro é essencial para o projeto. O equipamento, embora construído com recursos da iniciativa privada, será de uso público. Trata-se de uma grande notícia para a Cidade, que marcará uma nova etapa no desenvolvimento econômico de Mogi”, analisa o prefeito.

Além dos investimentos na construção e na geração de centenas de empregos durante a fase das obras, depois de pronta, a unidade vai exigir mão de obra mais qualificada. O aeroporto deverá atender a atividades de aviação geral (executiva), serviços de táxi-aéreo, operação de helicópteros, movimento de cargas e armazenagem de peças de aeronaves privadas, além e oferecer hangar para guarda das aeronaves.

“A importância desse equipamento em Mogi vai além da geração de emprego. O aeroporto pode ser considerado um indutor de novos negócios para a Cidade. É um atrativo logístico excepcional para vinda de grandes empresas não apenas para Mogi, mas para toda a Região do Alto Tietê”, destaca Melo.

Outras cidades importantes no Estado de São Paulo contam com aeroportos do tipo, como Jundiaí, Campinas e Bragança Paulista. Pelas características de Mogi, o futuro empreendimento se assemelha ao aeroporto de Jundiaí, que tem ajudado a cidade a receber investimentos.

“É isso que Mogi pretende, acrescentando a seu perfil um aeroporto que pode atender as empresas, conectando-as facilmente aos aeroportos de Guarulhos e Congonhas. Há ainda vários outros reflexos positivos, como facilidade de acesso para serviços como segurança e saúde”, conclui Melo.