Jundiaí tem aumento de 23% no fluxo de turistas em 2022
Jornal de JundiaíEm 2022, ano que marcou a retomada das atividades no pós-pandemia, Jundiaí registrou um aumento de 23% no fluxo turístico, na comparação ao ano anterior.
Segundo dados do Departamento de Fomento ao Turismo, em 2021 foram aproximadamente 334 mil turistas de negócios e 633 mil turistas de lazer, totalizando pouco mais de 1 milhão, contra aproximadamente 391 mil turistas de negócios e 890 mil turistas de lazer, chegando à marca de 1,2 milhão em 2022.
Ainda que tenha havido um aumento no fluxo de turismo de negócios, percebe-se que o turismo de lazer, relacionado a práticas de turismo rural, enoturismo e gastronômico, obteve um aumento muito maior, representando 70% do fluxo total da cidade.
A diretora do departamento, Marcela Moro, revela que esses números se dão principalmente por conta das rotas turísticas do município. "Os turistas têm se interessado muito pelas rotas de Jundiaí. O foco principal são as rotas rurais. Rota do Vinho, Rota da Uva e Cultura Italiana são as que mais se destacam", comenta.
Para 2023, Marcela afirma que pretende aperfeiçoar o turismo na cidade. "Para este ano, pretendemos desenvolver projetos que aperfeiçoem ainda mais o produto turístico oferecido na cidade e coloquem Jundiaí em ainda mais evidência, enquanto destino de destaque no turismo rural brasileiro, nosso principal segmento de atuação", explica a diretora.
HOTÉIS
Os hotéis da cidade são os que mais sentem o impacto com a vinda dos turistas.
Elvis Moraes, gerente de um hotel no Jardim Santa Teresa, comentou que, em 2022, o número de turistas corporativos foi maior do que o de turistas que vieram para lazer. "Tivemos um aumento muito grande na parte corporativa, com clientes vindo para negócios. Já a parte turística não aumentou tanto. Em 2023, no início do ano, tivemos uma procura boa por conta da Festa da Uva, principalmente de pessoas da terceira idade", comentou Elvis.