27/01/21 11h41

Jundiaí segue na presidência do Consórcio Intermunicipal do Circuito das Frutas

A reunião que foi realizada no último dia 19 contou com a apresentação do planejamento para 2021, que inclui o projeto da Rota do Cicloturismo, um dos grandes projetos a serem implantados no biênio

Jornal de Jundiaí

O prefeito de Jundiaí Luiz Fernando Machado foi reconduzido, por unanimidade, como Presidente do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas para o biênio 2021/2022. 

A reunião que foi realizada no último dia 19 contou com a apresentação do planejamento para 2021, que inclui o projeto da Rota do Cicloturismo, um dos grandes projetos a serem implantados no biênio. 

“O Consórcio Intermunicipal do Polo Turístico do Circuito das Frutas tem função estratégica para aproveitar o potencial da região, que é conhecida nacionalmente pelos seus atrativos, valores e raízes. Recentemente, Jundiaí ganhou como o melhor destino turístico rural de São Paulo, ampliamos o número de rotas turísticas e, sem dúvida, temos muito a contribuir com as discussões de interesse do grupo”, avaliou o prefeito Luiz Fernando Machado. 

A Rota do Cicloturismo irá integrar os 10 municípios que formam hoje o Circuito das Frutas (Atibaia, Itatiba, Itupeva, Indaiatuba, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo) e serão 432 km, que já estão pré-mapeados. 

O investimento inicial previsto é de R$ 150 mil para o desenvolvimento da rota, incluindo estudos técnicos necessários e desenvolvimento de material de divulgação do trajeto. O recurso para a implementação do Projeto é proveniente do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas. 

O objetivo é atender à demanda de cicloturistas que têm interesse em um novo produto turístico relacionado ao segmento. O Estado de São Paulo possui poucas rotas estruturadas e esse é um segmento que está em franca expansão. 

O projeto não prevê a implantação de ciclovias e sim em priorizar estradas rurais. “É importante esclarecer que uma rota de cicloturismo não requer ou se refere à implantação de ciclovias. Esse tipo de rota aproveita as vias secundárias já existentes. No caso do Circuito das Frutas, o foco será privilegiar as áreas rurais com atrativos turísticos e práticas do turismo rural, além de plantações de frutas, que proporcionam belas paisagens que se tornarão mais um atrativo para o trajeto”, explica a diretora de Turismo da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro. 

Mais projetos

Além do Cicloturismo, outros projetos serão desenvolvidos como o plano de comunicação, o sistema turístico em parceria com o Senac, que oferecerá suporte à gestão do segmento nos municípios, o projeto Destino Turísticos Inteligentes, além da elaboração de um projeto focado na melhoria do vinho regional. 

fonte: https://www.jj.com.br/jundiai/2021/01/113504-jundiai-segue-na-presidencia-do-consorcio-intermunicipal-do-circuito-das-frutas.html