Jundiaí ganhará nova rota de turismo rural, a Rota dos Sabores
Jornal de JundiaíCom oito rotas turísticas demarcadas pelo Departamento de Fomento ao Turismo, órgão ligado à Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Jundiai ganhará em breve mais uma, a Rota dos Sabores, com locais que oferecem o melhor da gastronomia colonial na Terra da Uva. A cidade tem se destacado no Estado como município que oferece mais do que atrações turísticas: proporciona oportunidade de conhecer a história e a origem do município.
Das oito rotas estabelecidas e demarcadas atualmente, cinco são consideradas rurais, com a participação de 84 empreendimentos, entre eles, restaurantes, adegas e trilhas. Divididas conforme o produto oferecido ou o bairro instalado, são consideradas rotas rurais a Rota do Castanho, Rota da Terra Nova, Rota do Vinho, Rota da Uva e Rota da Cultura Italiana.
Novidade
Cafés coloniais, passeios a cavalo, almoços e visitas às adegas. Estas são algumas opções para o turista que escolhe Jundiaí para passear. Opções que têm levado o setor a investir nas rotas turísticas, em especial nas rurais. Assim será para a adega Saccomani, tradicional na produção de uva e vinho, que fará parte da Rota dos Sabores oferecendo aos visitantes o almoço colonial e uma experiência única em meio à natureza.
O guia de turismo e responsável pela recepção dos turistas no espaço, Benício Primo, se diz satisfeito pela região entrar em uma rota. Ao lado de outros empreendimentos, espera atrair ainda mais a atenção dos turistas, inclusive dos jundiaienses. “Temos aqui em nossa região muitas opções de passeio, não só na área gastronômica, mas também de bike, parques, chás especiais, produção e venda de cogumelos, além de trilhas. Após formalizado conseguimos divulgar esses espaços que podem oferecer atrações para os mais diferentes públicos”, comenta Benício.
Economia
Da colheita do fruto no pé ao café colonial, passando pelas massas caseiras e geleias e compotas, o que não faltam são atrações para quem procura espaços que ofereçam contato direto com a natureza e tudo o que ela proporciona.
O gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez, diz que o turismo rural de Jundiaí é um importante impulsionador de renda e empregos para nossa cidade. “Mais de 70% do fluxo turístico de Jundiaí vêm para a cidade motivado pelas nossas opções rurais. A cidade também é tricampeã do Prêmio Top Destinos Turísticos na categoria Turismo Rural”, reforça.
A diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, Marcela Moro, diz que a diversidade de produtos relacionados à história e à cultura do município atraem a atenção dos turistas. “A uva, o vinho, a gastronomia, a história das famílias são componentes importantes destes atrativos. Pelo menos 70% do fluxo turístico computado vem a Jundiaí por conta do turismo rural. Trata-se de uma ferramenta importante para o fortalecimento de empreendimentos rurais, uma vez que cria mais uma fonte de renda para os mesmos, gera empregos e melhora a qualidade de vida da comunidade.”
Tradição
Seguindo a tradição italiana de fazer a própria massa e o molho para a autêntica ‘macarronada de domingo’, a família Rizzetto resolveu inovar e fazer as iguarias em larga escala para venda externa. Fazendo parte da Rota da Cultura Italiana, comercializam o produto oferecendo aos turistas o verdadeiro espírito da cultura italiana.
A produção foi iniciada timidamente, porém o sucesso foi tanto que começaram a produzir além dos limites da propriedade. Agora, o produto chega longe. “Distribuímos para empórios, restaurantes, açougues, enfim, lugares especializados em produtos não industrializados. Procuramos utilizar ingredientes selecionados, quer dizer, desde ovos, farinhas e especiarias para que o sabor seja diferenciado”, comenta orgulhosa a proprietária Maria Elisa Rizzetto Gallo.
Quem deseja conhecer as rotas já formalizadas em Jundiaí pode acessar o site oficial https://rotasturisticas.jundiai.sp.gov.br e descobrir a história e os atrativos de cada uma.