28/11/13 14h57

Jundiaí faz parceria com alemães para o lixo

Agência Bom Dia Jundiaí

Pedro Bigardi volta da Europa com acordo feito para desenvolver projeto para reciclagem de lixo

O prefeito Pedro Bigardi (PCdoB) anunciou, nesta quarta-feira a parceria com o governo alemão voltada ao estudo para o tratamento e destinação dos resíduos sólidos. Dos 90 projetos apresentados no programa NoPa (Novas Parcerias), Jundiaí foi a única cidade selecionada.

Ainda em dezembro, o município vai sediar nos dias 16 e 17 um congresso internacional para discussão do tema.

O trabalho começou em junho, com a participação do secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, no 5º Simpósio Internacional realizado em Hannover, também na Alemanha. organizado pelos governos brasileiro e alemão.

Dois meses depois, um encontro na cidade de Bonn, novamente na Alemanha, deu início ao programa NoPa. Jundiaí foi representada pelos secretários Aguinaldo Leite e Cristiano Guimarães (Comunicação Social), que apresentou um projeto em busca de parceria para solução dos resíduos sólidos.

Este mês, Bigardi foi convidado pelo governo alemão e pela GIZ (agência de cooperação internacional) para participar de uma visita técnica. Fizeram parte do encontro uma delegação formada por representantes dos ministérios de Minas e Energia, Ciência e Tecnologia, Cidades e Meio Ambiente. O governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo também estiveram na Alemanha.

Na ocasião, os brasileiros puderam conhecer oito unidades de tratamento mecânico-biológico de compostagem. Eles foram recebidos também na Universidade de Braunschweig, na sede do Creed e no Ministério de Meio Ambiente da Alemanha. A boa notícia para Jundiaí veio após a visita técnica, quando foi anunciada a escolha do projeto inscrito pelo município no programa Novas Parcerias.

MAIS
Prefeito diz que pareceria é inédita
Dos 90 projetos apresentados no NoPa, Jundiaí foi a única cidade selecionada. “É a primeira cidade do Brasil que faz uma parceria de pesquisa deste nível com outro País. O recurso inicial de R$ 620 mil (oferecidos pelo governo alemão) será utilizado para diagnosticar e implantar o melhor projeto de tratamento mecânico-biológico na cidade”, afirma o prefeito.

A verba disponibilizada pelo governo alemão prevê ainda laboratórios para estudos dos resíduos sólidos no UniAnchieta e no Geresol (Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos).