30/05/22 13h30

Jucesp aponta abertura de 3,6 mil empresas em Sorocaba durante retomada econômica

Levantamento leva em conta período de agosto passado até abril deste ano. Comércio lidera a lista

Jornal Cruzeiro do Sul

Sorocaba registrou a abertura de 3.616 empresas entre agosto do ano passado e abril deste ano. O período é considerado como início da retomada da economia, por conta do afrouxamento das regras da pandemia da Covid-19 e a reabertura completa das atividades econômicas. Os dados foram divulgados pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). A Jucesp informa ainda que, no mesmo período, a Região Administrativa (RA) de Sorocaba registrou a abertura de 9.051 empresas. 

Na Junta são feitos os registros de empresas de diversos portes, com exceção dos Microempreendedores Individuais (Meis). Segundo o levantamento feito pela Jucesp, a pedido do jornal Cruzeiro do Sul, do total de novas empresas abertas na cidade no período analisado, 26,70% são do comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas. Na segunda posição, aparecem empresas no setor de atividades administrativas e serviços complementares (11,86%). Em terceiro, atividades profissionais, científicas e técnicas (10,21%), em quarto empresas de saúde humana e serviços sociais (8,97%), construção (8,83%) e empresas de informação e comunicação 6,76%. 

Já na RA de Sorocaba, as aberturas de novas empresas foram maiores nas seguintes áreas: comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (30,55%), atividades administrativas e serviços complementares (11%), atividades profissionais, científicas e técnicas (9,58%), saúde humana e serviços sociais (8,32%), construção (7,43%) e indústria de transformação (5,87%). 

A Jucesp não informou dados a respeito da abertura de novas empresas em períodos anteriores da RA de Sorocaba e nem somente da cidade. Já em todo o Estado, a Jucesp informa que foram registradas mais de 213 mil empresas abertas desde o início da retomada econômica em agosto do ano passado, após o período mais agudo da pandemia. O número corresponde até abril deste ano. 

“Em comparativo ao mesmo período dos anos anteriores, agosto de 2020 a abril de 2021, quando foram registradas 200.691 constituições, o atual momento apresenta um crescimento de 6,19% de novos CNPJs em atividade”, destaca o órgão, que é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. 

Conforme a Jucesp, no Estado, os setores que mais abriram empresas no período foram saúde, educação e comunicação. “Somente na área da educação, nos últimos oito meses, foram registradas a abertura de 6.462 empreendimentos contra 5.726, entre agosto de 2020 e abril de 2021, um aumento de 12,8%”, destaca. 

Em outubro do ano passado, uma rede de gelatos, que já possui sete unidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), abriu sua oitava unidade e primeira gelato em Sorocaba, no shopping Iguatemi Esplanada. Segundo a fundadora e CMO da Nero Gelato, Camila Cavalcanti, a expansão da gelateria é reflexo do crescimento econômico da região, que é vista como atrativa para os empreendedores. “A nova unidade é estratégica, principalmente, por conquistar o público local e todo o crescimento econômico que a região vem apresentando. Temos uma expectativa muito positiva em relação à nova unidade de Sorocaba. É um público que podemos conquistar e uma região de forte poder econômico”, destaca. A unidade de Sorocaba gerou quatro vagas de emprego diretos. 

Atrativos empresariais

A Prefeitura de Sorocaba ressalta que o município possui atrativos para a vinda de novas empresas à cidade, que é a sede da Região Metropolitana (RMS). Dentre elas, o Executivo cita os seguintes: localização estratégica (próximo da capital, com acesso pelas rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares); mobilidade urbana; política de infraestrutura (logística, água, saneamento básico, energia, gás natural, conexão em fibra ótica, entre outros); mão de obra qualificada, e cadeia produtiva diversificada e organizada nos diversos setores. 

“Sorocaba oferece apoio especializado na implantação e ampliação de investimentos na cidade, desde a prospecção até a conclusão do projeto, política de incentivos fiscais e desburocratização para a abertura de empresa”, destaca a atual gestão. 

Mais de 15 mil MEIs

O empreendedorismo também ganhou destaque durante a pandemia na cidade, já que muitas pessoas partiram para a abertura do seu próprio negócio por meio da figura do Microempreendedor Individual (MEI). Conforme a Prefeitura de Sorocaba, no período de agosto de 2021 até abril de 2022 foram abertas, no total, 16 mil empresas na cidade, sendo 15.332 microempresas, 623 de pequeno porte e 248 entre média e grande porte. A atual gestão ressalta que os dados também são da Jucesp, que é o órgão responsável pela abertura de empresas. 

No mesmo período, a Prefeitura de Sorocaba informa ainda que as novas empresas abertas geraram cerca de 3 mil vagas de trabalho na cidade. “Os setores que mais abriram empresas na cidade foram: serviço, comércio, indústria e construção civil”, informa. 

Já de acordo com o escritório Regional do Sebrae Sorocaba, que compreende 28 municípios da região, houve aumento na formalização de Microempreendedores Individuais (MEIs) tanto na cidade quanto na região. 

De acordo com os números do Sebrae, na região de Sorocaba, o número de MEIs teve aumento de 10,78% no período de 31 de agosto do ano passado até o dia 7 deste mês. Os dados passaram de 160.624 para 177.952 no período analisado. Em Sorocaba, no mesmo período, o aumento foi de 10,40%. Os MEIs subiram de 60.865 para 67.198. 

fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/noticias/2022/05/694523-jucesp-aponta-abertura-de-36-mil-empresas-em-sorocaba-durante-retomada-economica.html