Johnson corta custos com menos diesel
Gazeta Mercantil - 19/12/2006
O maior complexo industrial da multinacional Johnson & Johnson, situado em São José dos Campos (SP), desenvolveu um sistema logístico inédito, sem perder o foco ambiental. O sistema possibilita a reformulação de todo o conceito de recebimento e remessa de produtos, além de implementar o monitoramento integral em praticamente toda América Latina. A partir de uma plataforma tecnológica única funcionando em todos os pontos de distribuição da Johnson & Johnson foi-se possível criar uma integração tanto em termos metodológicos como sistêmicos. Ou seja, atualmente a empresa consegue atuar pontualmente em centros de distribuição de 38 países latino-americanos e resolver qualquer questão como atrasos e carência de produtos. Segundo Heráclito Ribas, um dos criadores desta plataforma, denominada Pay Rider - que se tornou uma marca registrada da multinacional -, atualmente 75% dos negócios estão sendo feitos dentro deste sistema. Ele foi responsável pela gerência internacional de logística e atualmente ocupa um cargo executivo na multinacional. O novo sistema foi posto em prática em meados deste ano. A plataforma é toda informatizada e funciona ligada à internet. O rastreamento dos produtos é feito por lotes em tempo real. Uma responsabilidade imensa, pois da unidade de São José dos Campos saem 90% do Band-Aid consumido nos Estados Unidos, além de abastecer os mercados do Caribe e grande parte das nações americanas de língua espanhola. A bandagem especial, geralmente usada nos esportes norte-americanos, é toda produzida também no Vale do Paraíba. O Band-Aid, um ícone mundial da América do Norte, tem toda sua pesquisa concentrada no Brasil. Foi a tecnologia da comunicação que possibilitou essa arrancada rumo a uma competitividade cada vez maior.