07/04/25 14h36

John Deere investe em máquinas, serviços e conectividade para o agronegócio

Empresa revela novidades para o mercado brasileiro que abrangem todo o ciclo produtivo no campo

Automotive Business

A fabricante de máquinas agrícolas e de construção John Deere apresentou em Campinas (SP) uma série de novos produtos e serviços para o mercado brasileiro do agronegócio. Segundo a empresa, eles foram desenvolvidos para todas as etapas do ciclo produtivo, desde o preparo do solo e plantio até a colheita.

Os lançamentos da John Deere para o agronegócio também abrangem novas tecnologias e outras frentes. Entre elas, componentes e soluções que prometem uma operação mais rentável.

A empresa, inclusive organizou um evento que recebeu cerca de 5 mil visitantes entre os dias 31 de março e 4 de abril, como forma de demonstrar as novas tecnologias e o potencial das máquinas.

Os lançamentos da John Deere para o agronegócio

Na lista de novos equipamentos, o destaque vai para as colheitadeiras S5 e S7, que começam a ser produzidas no Brasil a partir de maio.

“Teremos a máquina mais inteligente e eficiente do mundo produzida no Brasil. Estamos mudando o agronegócio no Brasil e deixando de falar apenas de máquinas para entregar soluções completas”, afirma o vice-presidente de marketing e vendas da John Deere para a América Latina, Antonio Carrere.

“Começamos nossa jornada de transformação há 25 anos e investimos em nossa própria inteligência artificial, em nosso próprio cérebro. Com isso, nossas máquinas aprendem na região em que atuam”, garante Carrere.

Entre os lançamentos também estão os tratores 9RX, importados nas versões de 710, 770 e 830 cv. Equipados com quatro esteiras, eles são capazes de entregar até 40 hectares a mais de eficiência operacional por dia, segundo a fabricante.

Além disso, os tratores razem novos motores e atualizações na cabine que resultaram em mais espaço e melhor visibilidade.

Plantadeiras também prometem otimização operacional

A John Deere também destaca entre os lançamentos para o agronegócio brasileiro as plantadeiras 1200 e 3100FT.

A primeira promete 15% mais desempenho operacional, 30% mais autonomia de fertilizantes e uma redução de mais de 40% no tempo de abastecimento de sementes. Na 3100FT se destaca a tecnologia aplicada para a distribuição do fertilizante e das sementes, com mais facilidade nos ajustes.

De acordo com a fabricante, a máquina proporciona melhor precisão e também amplia a capacidade operacional em hectares plantados por dia. Permite o aumento de 1,5 quilômetro por hora na velocidade de plantio por causa do conjunto de soluções embarcadas.

Conectividade no campo

No segmento de serviços, a principal novidade mostrada pela John Deere é a comercialização no Brasil do JDLink Boost, solução de conectividade via satélite criada para superar a dificuldade de acesso em áreas rurais.

A tecnologia utiliza a rede Starlink, da SpaceX, para interligar equipamentos novos e existentes por meio de internet via satélite e terminais robustos. Até 2026, a John Deere pretende conectar 1,5 milhão de máquinas. Até o momento, 775 mil já estariam conectadas, de acordo com a empresa.

O JDLink Modem coleta dados das máquinas, incluindo informações operacionais e agronômicas. Tudo é enviado para um terminal satelital, que transmite tais informações para a nuvem pela rede de satélites Starlink.

Os dados ficam disponíveis no John Deere Operations Center, que permite ao agricultor acessá-los e tomar decisões em tempo real. Quando mensagens precisam ser enviadas para as máquinas, o processo ocorre de forma inversa, o que garante uma conectividade contínua e operações sem interrupções.

 

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/noticias/john-deere-investe-em-maquinas-servicos-e-conectividade-para-o-agronegocio