Jato leve Phenom 300, da Embraer, é o mais vendido no mundo em sua categoria
IpesiA montadora aeronáutica brasileira Embraer continua fazendo história com a série de jatos leves Phenom 300. De acordo com a General Aviation Manufacturers Association (Gama), em 2022 o compacto jato de passageiros foi o mais vendido no mundo em sua categoria – e pelo 11º ano consecutivo.
A Embraer entregou 59 jatos da série Phenom 300 em 2022, que até o momento acumula mais de 700 aeronaves entregues. Isso dá uma média anual de 50 aeronaves entregues por ano, aproximadamente, desde que o avião entrou no mercado, em dezembro de 2009. Hoje, a série está em operação em 36 países e soma, no total, quase 1,8 milhão de horas de voo.
Para a companhia, essas marcas confirmam a reputação da aeronave em segurança, qualidade, melhoria contínua e inovação, empregando os melhores recursos da categoria para otimizaralcance, velocidade, economia e conforto para passageiros e tripulação.
“De fato, não é por acaso que o Phenom 300 foi novamente o jato leve mais vendido da indústria, ocupando esta posição faz 11 anos consecutivos”, diz Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. “O segredo desta aeronave é de sempre superar as expectativas dos clientes, em todos os aspectos importantes para o seu nicho de mercado.”
A mais nova versão do Phenom 300, o Phenom 300E, foi lançada em janeiro de 2020 e já em março daquele ano recebia a tripla certificação das agências reguladoras do Brasil, Europa e Estados Unidos, ANAC, EASA e FAA, respectivamente. A primeira entrega do 300E ocorreu em junho de 2020.
EXCELÊNCIA – O Phenom 300E é uma versão bastante aprimorada na comparação com o modelo original, estabelecendoum novo padrão de excelência na categoria de jatos leves. Pode transportar de 7 a 10 passageiros e seu compartimento de bagagem está entre os maiores da categoria.
Em termos de desempenho, o Phenom 300E é ainda mais rápido, sendo capaz de atingir Mach 0,80, tendo se tornado, assim, o jato mais veloz em produção certificado para operação com um único piloto (“single pilot”).
A velocidade de cruzeiro é de 464 nós e o alcance, de 2.010 milhas náuticas (3.724 km), com cinco ocupantes. Pode voar a uma altitude de até 45 mil pés (ou 13.716 metros).
Outros avanços tecnológicos incluem a aviônica atualizada, com sistema de alerta e prevenção de saídas de pista (Roaas) – a primeira tecnologia desse tipo a ser desenvolvida e certificada na aviação executiva -, bem como proteção preventiva contra o fenômeno “tesoura de vento” (windshear) e modo de descida de emergência, entre outros diferenciais.
O Phenom 300E também conta com conectividade 4G via Gogo Avance L5, com cobertura para os EUA e conectividade via satélite com as demais regiões do mundo.
Quanto aos novos recursos de conforto para os passageiros, eles incluem uma cabine mais silenciosa, mais espaço para as pernas no cockpit e um novo interior premium, que engloba um pacote com os mais recentes desenvolvimentos de interiores da Embraer, como detalhes em fibra de carbono e um exclusivo estilo de acabamento.
O preço do Phanom 300E é de US$ 11,7 milhões, o que equivale aproximadamente a R$ 60 milhões.
Fonte: https://ipesi.com.br/jato-leve-phenom-300-da-embraer-e-o-mais-vendido-no-mundo-em-sua-categoria/