02/03/09 10h50

Japonesa Hitachi planeja fábrica no Brasil em 2010

Gazeta Mercantil - 02/03/2009

O conglomerado japonês de tecnologia e bens de consumo Hitachi dá os primeiros passos no mercado brasileiro de ferramentas elétricas, apesar da perspectivas de perdas no ano fiscal a ser encerrado este mês. A Hitachi Koki, líder no Japão em ferramentas elétricas como furadeiras, parafuseiras e marteletes, fechou parceria com a Quality Fix para ser sua representante no Brasil e o primeiro contêiner, carregado com 5 mil itens Hitachi, desembarca no País em abril. O portfólio inicial contará com 30 produtos, e deve ser ampliado para 60 no segundo ano de vendas locais - entre 300 que a empresa possui mundialmente. Com a meta inicial de comercializar 60 mil peças no primeiro ano e com outros quatro contêineres já encomendados para os próximos meses, o passo seguinte planejado pela Hitachi Koki no Brasil é a construção de uma fábrica própria, a ser iniciada em 2010. "A Hitachi tem 100% de interesse em entrar no Brasil, inclusive para abrir novos mercados que possam ajudar na recuperação da matriz", disse Felipe Lima, diretor comercial da Quality Fix e responsável pela representação local da japonesa. "A instalação de uma fábrica faz parte dos planos já traçados, e irá depender apenas de como fluirão os negócios ao longo de 2009", continuou. Se confirmado o plano de uma unidade no Brasil, o local para as futuras instalações já está escolhido: o terreno de 21 mil m no Mato Grosso onde a Quality Fix possui hoje seu centro de distribuição. Até lá, os investimentos iniciais estão orçados em R$ 12 milhões (US$ 5,2 milhões), que serão aplicados na importação dos primeiros produtos e na logística de distribuição. O interesse em ingressar no País fez ainda com que a matriz garantisse descontos na faixa dos 20% para os produtos que serão trazidos para cá - tendo em vista que a parceria foi fechada entre setembro e outubro, quando o dólar tinha um patamar completamente diferente do de hoje. No Brasil, será a primeira vez em que a empresa centenária trabalhará com ferramentas elétricas. Até o fim de 2009, planeja alcançar uma participação de 5%, dividida com as concorrentes Bosch, Makita, DeWalt e a própria Black&Decker. A chegada ao País faz parte de um plano de expansão da Hitachi Koki na América Latina, região onde é menos conhecida e para a qual passou a dar maior ênfase em 2006, quando abriu o primeiro escritório no México. Em 2008, além da parceria fechada no Brasil, instalou outro escritório no Panamá e, neste ano, prepara-se para chegar também ao Uruguai. Atualmente, no Brasil, a Hitachi - que já foi marca de televisores nos anos 90 em uma parceria com a Philco - oferece serviços e produtos de Tecnologia da Informação (TI), por meio da Hitachi Data Systems, e produz condicionadores de ar em uma fábrica instalada em São José dos Campos (SP).