28/03/13 15h08

Jacareí já sente a cidade mudar com início das obras da Chery

Diário de Jacareí

Atualmente, são cerca de 140 pessoas que trabalham no canteiro de obras pelas empreiteiras, além dos 28 funcionários que já estão morando no município

Antes mesmo de entrar em operação em Jacareí, a montadora chinesa Chery já está mexendo com a economia da cidade. Só no canteiro de obras são cinco empreiteiras que estão responsáveis pela construção da fábrica. Já na região central o impacto acontece nos imóveis alugados para o operacional e corpo técnico da Chery - sem falar no comércio, que também sente os efeitos desta movimentação na cidade.

Atualmente, são cerca de 140 pessoas que trabalham no canteiro de obras pelas empreiteiras, sem falar dos 28 funcionários da Chery que já estão no município. O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Jacareí tem sido utilizado para a captação de vagas; a previsão da montadora é abrir mais vagas no início de março e, até o final do ano, esse número pode chegar a 700 postos de trabalho.

Funcionário da Chery desde dezembro, Cláudio Nogueira, técnico em segurança do trabalho, conta que a qualidade de vida dele melhorou muito desde que foi contratado. Morador de Jacareí, Nogueira trabalhava em São Caetano e agora, se quiser, pode ir caminhando ao trabalho.

“A expectativa profissional é muito grande. Afinal, são muitas oportunidades para nossa cidade”, comenta o técnico. Bom para o profissional e bom para a Chery: pela Lei de Incentivos da prefeitura, quanto maior o número de vagas preenchidas por moradores da cidade, maiores os incentivos para a empresa.

Já Daniel Souza Santos é um dos pedreiros que foram encaminhados pelo PAT. Santos é funcionário desde janeiro de uma das empreiteiras responsável pela construção da fábrica. “Estou feliz porque antes não era registrado e aqui é uma boa oportunidade de emprego”.

Os reflexos da chegada da gigante chinesa vão além, como atesta Winston dos Santos, proprietário de um restaurante na cidade, que ressalta que o impacto da Chery em Jacareí já traz bons resultados para o comércio. “Nós já aumentamos o quadro de funcionários em função do fornecimento de marmitex para a empresa. A vinda da fábrica significa mais empregos diretos e indiretos para o município”, avalia Santos.

Outro que afirma já perceber a diferença nas vendas é o chefe-proprietário de outro restaurante, Laerte José Fernandes. “Disponibilizamos almoço para os funcionários da Chery e isso aumenta a movimentação do restaurante”. Fernandes brinca que agora precisa aprender mandarim para conversar melhor com os chineses que frequentam o estabelecimento.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Emerson Goulart, este aquecimento da economia é confirmado com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de 2012. “Jacareí fechou o ano com saldo positivo no emprego registrando uma variação de 3,15%, ou seja, foram criadas 1.241 vagas com carteira assinada no município, sendo que o setor de serviços foi o que mais cresceu - o acumulado do ano registrou um aumento de 7,24% nas vagas se comparado ao mesmo período de 2011”.

CONSEQUÊNCIAS - Na avaliação do prefeito Hamilton Mota (PT), a Chery, assim como os outros empreendimentos que estão se instalando em Jacareí, significa, além do aspecto econômico, uma grande garantia de mais qualidade de vida para toda a população.

“Estamos construindo uma cidade que cresce melhorando a vida das pessoas e isso pode ser conferido com os empregos gerados pela Chery, os cursos gratuitos oferecidos pelo EducaMais e, entre outros, equipamentos como o Parque da Cidade e o Parque dos Eucaliptos”.

Hamilton lembra ainda outras melhorias que os empreendimentos trazem à cidade. Acesso obrigatório para a cervejaria AmBev e para a fábrica da Chery, além de rota para os moradores do bairro Pagador Andrade, a estrada Biagino Chieffi será duplicada e recuperada, devido a um convênio entre a Prefeitura de Jacareí e o governo do Estado. A obra está orçada em quase R$ 23 milhões e o prazo para conclusão é de 12 meses.