23/07/10 12h02

J.D. Power vai avaliar montadoras no país

Valor Econômico – 23/07/10

A consultoria americana J.D. Power - mais conhecida por suas pesquisas sobre qualidade e satisfação dos consumidores com carros - acaba de desembarcar no Brasil. Em São Paulo, a companhia instalou seu 18º escritório no mundo - e o primeiro na América do Sul - para desenvolver uma série de pesquisas dedicadas a analisar a opinião dos brasileiros sobre produtos e serviços de diversos setores da economia. Os primeiros estudos envolverão os mercados de automóveis e de telecomunicações, mas a ideia é trazer no futuro as demais pesquisas realizadas pela empresa em outras partes do mundo, sobretudo nas áreas de serviços financeiros, turismo, tecnologia e seguros.

Já em outubro, está prevista a divulgação de um estudo sobre a qualidade dos veículos brasileiros (modelos 2010 e 2011), com vista a identificar as características dos automóveis que mais agradam e desagradam os proprietários após um prazo de 90 a 120 dias de uso. Até o fim do ano, devem sair os resultados de uma pesquisa de escala nacional sobre a avaliação de usuários aos serviços de telecomunicações sem fio, que costumam figurar nas listas de reclamações registradas no Procon, o órgão que defende os interesses dos consumidores. A finalidade é abordar, em entrevistas por telefone, o desempenho da rede sem fio, o atendimento ao consumidor e a satisfação com a experiência de compra desses serviços.

Na sequência, a J.D. Power prevê lançar no próximo ano seu primeiro estudo no país relacionado à satisfação dos proprietários de carros após um prazo de 1 a 2 anos de uso. O levantamento inclui rankings com desempenho de diversas marcas, tendo como base questionamentos sobre qualidade e desempenho do veículo, além da avaliação acerca dos serviços de pós-venda e custos de propriedade. Os motivos que estimularam a vinda da consultoria ao Brasil são bem conhecidos: o crescimento e a magnitude da economia do país, junto com a tendência de novos recordes do mercado automobilístico, que é a especialidade do grupo. O grupo pretende vender os relatórios às empresas ligadas ao objeto do estudo. A exceção será o balanço sobre a satisfação dos proprietários - conhecido como Voss, na sigla em inglês, em que parte do conteúdo será aberta ao público.

Nesse ponto, Finbarr O ' Neill, presidente global da empresa, diz que algumas montadoras têm mostrado relutância, já que a pesquisa traz maior nível de transparência ao setor. Segundo ele, a J.D. Power encontrou a mesma resistência ao iniciar esses estudos há mais de 40 anos nos Estados Unidos, onde a indústria levou "alguns anos" para reconhecer a possibilidade de aperfeiçoar a qualidade dos produtos com os dados obtidos nos levantamentos. O ' Neill garante que as principais marcas de carros serão avaliadas nos estudos.