13/11/20 12h42

Itu ganha nova opção de turismo

O projeto do Trem Republicano passa a operar oficialmente na segunda quinzena de dezembro

RAC

A cidade de Itu passará a ter mais uma opção de lazer a partir de dezembro: um projeto de transporte turístico por meio de trem, entre Itu e Salto. A novidade é a aposta para o turismo regional no pós-pandemia e deve atrair pessoas de diversas cidades. A distância entre Campinas e Itu é de cerca de 54 quilômetros apenas. 

A primeira composição do Trem Republicano chegou nesta semana ao estado de São Paulo. Após serem transportados por mais de 500 quilômetros pela BR-116, uma locomotiva e um vagão foram descarregados na última terça-feira, na Estação Ferroviária de Itu, que receberá ainda mais uma locomotiva e dois vagões até o fim do ano. 

Iniciado há 15 anos, o projeto turístico do Trem Republicano passa a operar oficialmente na segunda quinzena de dezembro. A rota de aproximadamente oito quilômetros será percorrida entre os municípios de Itu e Salto. A Serra Verde Express, atual concessionária dos trens turísticos na ferrovia Paranaguá-Curitiba, é a responsável pelo serviço. 

De acordo com a Serra Verde Express, o local escolhido para receber a composição do Trem Turístico é a Praça Dr. Gaspar Ricardo, no Bairro Liberdade, em Itu. Lá será o ponto de partida do passeio. A Estação Ferroviária foi inteiramente restaurada para receber os passageiros e operar o serviço. O imóvel sedia a Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos e funciona ainda como central de informações turísticas. O local foi escolhido por contar com uma oficina para a manutenção dos trens. A estação ferroviária em Salto, escolhida como destino final, também foi restaurada e está pronta para receber os turistas.

 “Fizemos uma análise do potencial turístico da região e entendemos que existirá um desenvolvimento do turismo regional. Na nossa leitura, no entorno de 60 quilômetros, dá uma população de cerca de 6 milhões de habitantes. Isso nos fez acreditar muito no potencial não só turístico, histórico, mas econômico da região. Isso nos despertou o interesse de participar do processo concorrencial, e a partir do momento em que assinamos contrato como vencedores, em 23 de julho, a gente vem dando todos os passos. Hoje um dos mais importantes é a chegada da primeira locomotiva e um vagão”, diz Adonai Aires de Arruda, diretor presidente da Serra Verde Express. 

O projeto é arrojado, moderno e aconchegante, com arquitetura dos vagões assinada pela arquiteta Lucille Amaral. “Nos três vagões, o Trem Republicano vai transportar 132 passageiros em cada viagem e prevê ainda espaço para pets”, explica. 

A composição restaurada deve levar aproximadamente uma hora para percorrer os 7,6 quilômetros do passeio. A empresa garante que todos os protocolos de segurança e higiene, por conta da pandemia, serão seguidos e respeitados. 

História 

Ainda segundo Arruda, o trem republicano tem de interessante exatamente a passagem do período do Império para a República. Além dos aspectos turísticos, vai ter foco em pedagogia e história. 

O passeio deve custar R$ 101, moradores de Salto e Itu têm desconto de 50% mediante cadastro, com dois horários de segunda a sexta-feira. Na sexta-feira também terá um horário noturno para programa de jantar. No sábado, serão três horários diurnos e um noturno. No total, serão três carros.

 Além do Trem Republicano, a Serra Verde Express também é responsável pelo passeio ferroviário entre Curitiba e Morretes, que percorre a maior porção contínua de Mata Atlântica preservada no Brasil. Mais de três milhões de passageiros foram transportados durante os 22 anos de operação nessa rota, o que rendeu à empresa premiações nacionais e internacionais, além da nomeação pelo jornal The Guardian como um dos 10 passeios de trem mais espetaculares do mundo.

 

Fonte: https://correio.rac.com.br/_conteudo/2020/11/campinas_e_rmc/1025229-itu-ganha-nova-opcao-de-turismo.html