01/04/16 14h46

Itatiba oficializa doação de terreno para construção da Fatec

Portal Novidade

Na manhã desta terça-feira, dia 29 de março, o Prefeito João Fattori reuniu-se na sede do Centro Paula Souza, em São Paulo, para oficializar a doação de um terreno da Prefeitura para a construção do prédio da Fatec. Juntamente com a professora Laura Laganá, Diretora-Superintendente do Centro, o Prefeito assinou o documento que formaliza a doação. “É mais um dia histórico para Itatiba. Agradeço ao Governo do Estado pelo olhar atento à nossa cidade e, especialmente, à professora Laura que sempre esteve ao nosso lado viabilizando tudo o que se fizesse necessário para o funcionamento da Fatec e, agora, também está presente em mais um importante passo para que a faculdade possa funcionar futuramente em um prédio próprio”, disse o Prefeito.

A área doada ao Centro Paula Souza possui 19.149,26m² de extensão e fica na Avenida Guerino Grisotti, próxima ao Parque Luís Latorre.

Fatec em funcionamento

A Fatec Itatiba entrou em funcionamento este ano e hoje conta com uma turma de 40 alunos do curso de Gestão da Produção Industrial. Ela está instalada no prédio da antiga Emeb ‘Profª. Isolina Pereira de Rosa’, no Jardim Salessi, que foi reformado e adaptado. Mais uma turma do curso será iniciada no segundo semestre deste ano.

O curso tecnológico de Gestão da Produção Industrial forma o profissional que faz identificação e estudo de oportunidades de negócios na área industrial, coordenação de equipes de produção, diagnóstico e otimização de fluxos de materiais. Atua nas áreas administrativa, financeira, de criação, logística e, em especial, na produção calçadista. Exerce a racionalização e o uso da tecnologia da simulação de atividades no aumento da produtividade, na identificação e na redução dos custos industriais, em projetos de ampliação e estruturação da capacidade produtiva, na distribuição e movimentação do produto final. No Estado de São Paulo, além de Itatiba mais 8 Fatecs disponibilizam esse curso.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em mais 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 212 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 73 mil.

Fatecs

Com o início das atividades em Itatiba, atualmente estão em funcionamento 66 Fatecs distribuídas no Estado. A região Administrativa de Campinas onde está localizado o município de Itatiba, conta com 9 Fatecs e 32 Etecs, que atendem mais de 45 mil alunos.

Empregabilidade:

– 91% dos egressos nas Fatecs estão empregados até 1 ano depois de formados, ou seja, 9 em cada 10.
– 79% dos egressos nas Etecs estão empregados até 1 ano depois de formados, ou seja, 3 em cada 4.