14/07/11 15h53

Itaquerão é aprovado para a Copa

Folha de São Paulo

Encaminhadas ao COL (Comitê Organizador Local) na segunda-feira, as garantias financeiras do Itaquerão foram aprovadas ontem. Assim, o estádio teve sua indicação como sede paulista para a Copa confirmada.
Um dos últimos empecilhos financeiros foi eliminado quando a Odebrecht concordou em funcionar como garantidora das obras.

Pessoas físicas terão acesso às cotas do fundo de investimento imobiliário para a obra. O fundo será o mecanismo para restituir o BNDES. Se for insuficiente, a Odebrecht completa a conta.

Falta, agora, definir o banco repassador do dinheiro a ser obtido junto ao BNDES na linha de financiamento especial para a Copa de 2014.

"Essa aprovação em tempo recorde é fruto do empenho do Corinthians e do poder público de São Paulo, em especial do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Gilberto Kassab", disse o presidente do COL, Ricardo Teixeira, também chefe da CBF.

Anteontem, Teixeira ligou para Kassab, para Alckmin e para o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., para dizer que o estádio corintiano seria confirmado ontem como palco de abertura do Mundial. Mas o anúncio não ocorreu.

Kassab confirmou ter conversado com Teixeira anteontem por telefone. E disse que a decisão política está tomada em relação à abertura do Mundial em São Paulo.

"Cem por cento [de certeza] só no dia do jogo de abertura. Mas eu diria que, do ponto de vista político, ela está definida. Agora é apenas uma questão de cumprir rituais", declarou Kassab.

O COL disse ontem que a data do anúncio será em outubro -o mesmo fez a Fifa.
Segundo dirigentes com forte trânsito no comitê, o fato de a informação sobre a abertura no Itaquerão ter vazado antes fez com que a Fifa alterasse os planos, por conta da perda de impacto.

A entidade máxima do futebol diz que pode ter havido confusão entre aprovação do plano financeiro e confirmação da arena de abertura.