12/07/23 14h40

Itapetininga tem a maior produtividade de soja do Brasil, segundo o IBGE

Cruzeiro do Sul

Itapetininga é o primeiro município do Brasil em produtividade no cultivo da soja, superando os principais concorrentes do centro-oeste. Em média, são 4,8 toneladas por hectare. Os dados foram apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que utilizou o ano base de 2021. Em 2019, o rendimento apontava para 3,6 toneladas por hectare, o que colocava a cidade em um grupo intermediário, na 51ª colocação. Itapetininga também é destaque no ranking de produção ao ocupar a terceira colocação no Estado de São Paulo.

Para o prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun, os números da soja do município demonstram o potencial do solo fértil, pois agrega uma agricultura diversificada. A cidade é a terceira maior em extensão territorial no Estado de São Paulo, mas pode ser considerado o primeiro, pois todas suas áreas são férteis. Brun também reforçou que, desde o ano passado, a soja passou a ser a primeira na pauta de exportação do município.

Em 2022, o desempenho das vendas externas de Itapetininga registrou um incremento, no geral, de 86%. No período, as exportações subiram de US$ 98 milhões para quase US$ 190 milhões. O cenário foi dominado pela soja que atingiu o patamar de US$ 93 milhões e representou 49% do valor exportado. No ano anterior, o grão se limitou a 2% dos produtos exportados na cidade ao registrar US$ 2 milhões. Os dados são Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Conforme a análise do prefeito Jeferson Brun, o plantio de soja atrai os produtores do município em função da maior rentabilidade, liquidez e segurança. O que torna o cultivo mais promissor, em termos econômicos. Isso explica que a partir de 2018, conforme se verifica pelos dados do IBGE, a safra da soja tenha se elevado não apenas pela produtividade, mas também por atrair novas áreas.

A produção passou de 72 mil toneladas, em 2018, para 115 toneladas, em 2021, conforme dados do órgão oficial. Segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA) e a Lupa (Levantamento Censitário de Unidades de Produção Agrícola), foram contabilizados em Itapetininga 330 produtores de soja, em 2022. Conforme o IBGE, o cultivo da oleaginosa envolvia 100 estabelecimentos, em 2017.

Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/regiao/2023/07/717933-itapetininga-tem-a-maior-produtividade-de-soja-do-brasil-segundo-o-ibge.html