15/01/09 14h08

Italiana Lotto amplia operação brasileira

Gazeta Mercantil - 15/01/2009

A italiana Lotto se prepara para expandir sua linha de produção de vestuários no Brasil. Atualmente, a empresa produz 100% das roupas que vende em uma fábrica localizada em São Paulo e cerca de 12% dos calçados comercializados no País em uma unidade de produção no Rio Grande do Sul, que entrou em operação em setembro de 2008. O plano, segundo João Augusto Simone, diretor de operações da empresa, é ampliar em até 25% a capacidade de produção da fábrica de São Paulo. Além disso, o executivo contou que também pretende aumentar as vendas de calçados produzidos no Brasil. Segundo Simone, a idéia é ampliar ao máximo o peso dos produtos feitos localmente no faturamento da empresa no País, onde a marca é representada pela paulista Filon. De acordo com Simone, a Lotto está procurando um local para expandir a fábrica localizada em São Paulo, que está utilizando próximo de 100% da capacidade instalada. Para a produção de calçados, no entanto, o maior desafio para expandir a produção nacional não é físico. "É a falta de tecnologia", disse, ressaltando que o objetivo é explorar ao máximo a capacidade de produção local. Com mais tecnologia, segundo o executivo, seria possível alcançar este objetivo. "A tendência é que os importados diminuam muito", afirmou. Os calçados importados são produzidos na China. Os investimentos serão financiados com recursos próprios. Em 2008, apesar do agravamento da crise internacional no último trimestre, a Lotto conseguiu crescer dentro do que foi estimado no início do ano. A empresa cresceu 20% no último ano e projeta alta de 25% para este ano. Segundo Simone, existem dois grandes mercados em que o potencial de crescimento da Lotto é maior: o Norte e o Nordeste. Para alcançar a região, a empresa está ampliando a distribuição e investindo em ações de marketing específicas. Nacionalmente, a empresa amplia a cada ano o número de pontos-de-venda. Segundo Simone, terminou 2007 com presença em aproximadamente 700 pontos-de-venda e alcançou 2 mil em 2008. No futuro, caso a cotação do real se estabilize, a empresa avalia iniciar exportar a partir o Brasil para todo o mundo, segundo Simone. Globalmente, a Lotto alcançou faturamento de € 300 milhões em 2007.