Italiana Dr Schär, de alimento sem glúten, planeja fábrica em três anos
Valor EconômicoA italiana Dr Schär, fabricante de alimentos sem glúten, comprou a Mentor Foods, sua representante no Brasil, e começa a deslanchar seu plano de expansão.
A meta é conquistar, até 2017, 40% do mercado de produtos alimentícios sem glúten. Se essa fatia for atingida, começam os estudos para instalar uma fábrica no país, disse ao Valor o diretor-geral da Dr Schär Brasil, Fernando Menezes.
O executivo, que trabalhou na área de comunicação da Nissan e da Renault, teve a ideia de começar a vender os produtos da marca italiana no mercado brasileiro. Para isso, fundou a Mentor Foods, que acabou sendo vendida à Dr Schär em novembro deste ano.
Em 2012, primeiro ano da operação, os produtos eram vendidos em 150 pontos - hoje são cerca de 2 mil, em todos os Estados.
Os produtos sem glúten, originalmente destinados a celíacos (pessoas cujo sistema imunológico não tolera glúten), vêm atraindo um público mais amplo - há aqueles interessados em uma vida mais "saudável" até os que acreditam que comer produtos sem glúten ajuda a emagrecer.
É difícil saber o real tamanho desse mercado no Brasil, mas uma pesquisa da Euromonitor, em 2012, indicava que os produtos sem glúten e sem lactose somavam vendas de R$ 309 milhões. Mas é a taxa de crescimento - bem acima de outros tipos de alimentos - que anima fabricantes e varejistas.
A estratégia da Dr Schär para ampliar vendas no Brasil passa por manter a sua tabela de preços, em vigor desde janeiro deste ano, ao longo de 2015.
"Não vamos virar a tabela, vamos manter os preços", diz Menezes. São 27 produtos, entre pães, biscoitos, massa para lasanha e um preparado para assar pão em casa. Os preços oscilam entre R$ 8 e R$ 14.
Os produtos são importados de três fábricas, de um total de oito que a empresa tem no mundo. Vêm para o Brasil da Itália, Alemanha e da Espanha. No ano passado, a Dr Schär, fundada em 1922 para atender crianças celíacas, faturou € 230 milhões. Está presente em 50 países e na Europa tem cerca de 40% do mercado de produtos alimentícios sem glúten.