28/05/18 11h36

Isolado na liderança, aeroporto de Guarulhos é o melhor do Brasil para os paulistanos

Folha de São Paulo

Nova York, Goiânia, Buenos Aires, Recife, Frankfurt, Porto Alegre, Lisboa, Juazeiro do Norte e Adis Abeba, capital da Etiópia.

Em comum, quase nada, a não ser o fato de que é possível chegar a todas essas cidades em voos diretos, partindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Ao todo, são 89 destinos, dos quais 42 são domésticos e 47 internacionais. O voo direto mais longo é para Doha, no Qatar, com duração de 16 horas, aproximadamente.

Isolado na liderança, o aeroporto foi eleito pelos paulistanos das classes A e B como o melhor do Brasil, de acordo com o Datafolha. Seus números impressionam.

Diariamente, embarcam e desembarcam 110 mil passageiros. Em 2017 foram 37,7 milhões de passageiros, domésticos e internacionais. Mesmo assim, Cumbica opera abaixo da capacidade máxima, que é de 50,5 milhões passageiros por ano.

É o maior "hub" de voos domésticos no Brasil, ou seja, é o principal ponto de conexão para os diferentes trajetos que existem no país. Guarulhos também é uma importante porta de entrada e saída de cargas. Pelo aeroporto, passam 43% das exportações e importações por via aérea do país. Em 2017, foram movimentadas 27 mil toneladas de cargas, batendo seu próprio recorde.

Trata-se do maior complexo aeroportuário da América do Sul, com cerca de 14 km². Há 326 estabelecimentos comerciais no interior dos terminais, entre lojas, restaurantes, lanchonetes, bancos e salas VIP.

De novidade, a "duty free" Thinking São Paulo tem cenografia que imita os bairros da cidade e é repleta de marcas brasileiras.