17/05/24 14h10

Isa Cteep conclui modernização da linha de transmissão de Bauru – Bariri

Modernização atendeu uma demanda por ampliação do escoamento das usinas hidrelétricas do médio Tietê e de biomassa

Canal Energia

A Isa Cteep concluiu a modernização da linha de transmissão de 138 kV entre Bauru e Bariri, no estado de São Paulo. Com o investimento Aneel de R$ 42,5 milhões, a obra de reforço teve sete torres de transmissão substituídas e 37,8 quilômetros de cabos condutores foram instalados.

De acordo com a companhia, a renovação – que atendeu uma demanda por ampliação do escoamento das usinas hidrelétricas do médio Tietê e de biomassa – permitiu elevar a confiabilidade do sistema e aumentar o atendimento local de energia por parte da indústria, incluindo a ceramista, com a finalidade de ampliar a produção de suas fábricas, contribuindo, significativamente, para o desenvolvimento econômico da região.

No projeto, os cabos condutores foram substituídos por um modelo termorresistente, com núcleo de fibra de carbono em vez de alumínio, o que possibilitou a instalação alcançar 206 MVA de capacidade de transmissão e escoamento de energia em uma das principais regiões de Bauru.

As obras foram realizadas entre julho de 2023 e março de 2024 e geraram cerca de 60 empregos com contratação de mão de obra local. A iniciativa faz parte do plano de renovação de ativos da companhia, que engloba reforços (instalação, substituição e reforma de equipamentos em ativos existentes ou adequação de instalações para aumento de capacidade, confiabilidade, vida útil ou conexão de usuários) e melhorias (execução de obras para instalação, substituição ou reforma de equipamentos em ativos existentes ou adequação de instalações para manter a prestação de serviços adequados).

No primeiro trimestre, a Isa Cteep investiu R$ 243,1 milhões na renovação de seus ativos, um volume 19,9% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Entre 2024 e 2028, a empresa investirá aproximadamente R$ 5 bilhões em cerca de 250 projetos já autorizados pela Aneel.

Fonte: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53279080/isa-cteep-conclui-modernizacao-da-linha-de-transmissao-de-bauru-bariri