IRB está aberta a novos sócios para Pizza Hut em São Paulo
Valor Econômico - 24/10/2006
Os sócios da Pizza Hut em São Paulo estão em busca de novos investidores. "Estamos abertos a propostas", diz Jorge Aguirre, presidente e acionista da Internacional Restaurantes do Brasil (IRB), empresa que detém desde 1999 a licença para operar as lojas da rede americana de pizzarias na Grande São Paulo. Segundo ele, os sócios da IRB estão dispostos a vender uma parte de suas ações ou realizar um aumento de capital para abrigar um novo parceiro. A empresa, que hoje opera 16 pizzarias na capital paulista, tem planos de chegar a 40 lojas em cinco anos. Quando assumiu a franquia, a IRB precisou reestruturar as operações da cadeia de pizzarias, que enfrentou dificuldades para se estabelecer em São Paulo. Em 1999, as lojas da Pizza Hut em São Paulo faturavam R$ 18 milhões. O empresário projeta chegar neste ano a um receita bruta de R$ 38 milhões. A Pizza Hut é uma das marcas que está sob o guarda-chuva da multinacional americana Yum! Brands, que também detém outras cadeias de restaurantes, como a KFC e a Taco Bell. A Yum! Brands licencia essas marcas para franqueados regionais, que, além operar, também controlam os restaurantes, como a IRB em São Paulo. A Yum! Brands já adota um modelo de franquia semelhante ao formato que o McDonald's agora quer implementar na América Latina. A rede de fast-food procurou grupos de investidores para vender seus ativos na região, onde está presente em cerca de 18 países. Nos EUA, o setor de fast-food passa por uma forte onda de aquisições e fusões, entrando na mira dos fundos de private equity.