13/08/13 16h04

IPT terá laboratório para estruturas leves

Valor Econômico


No primeiro semestre de 2014, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) pretende inaugurar, nas instalações do Parque Tecnológico de São José dos Campos, o Laboratório de Estruturas Leves (LEL). São estruturas feitas a partir de materiais metálicos, como o aço, o alumínio ou o titânio, compósitos (feitos de polímeros com o reforço de algum tipo de fibra) e híbridos (combinação dos dois tipos de materiais) e utilizadas pelas indústrias aeronáutica, automobilística e de petróleo e gás.
 
Com investimentos de R$ 48 milhões, aportados pelo BNDES, Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), IPT e prefeitura de São José, o laboratório está sendo equipado com ferramentas tecnológicas inéditas no Brasil.
 
"O objetivo do LEL é apoiar o desenvolvimento de tecnologias de estruturas leves, que são importantes para garantir a competitividade em diversos setores, como o aeronáutico, onde a redução de peso é fundamental", diz o coordenador de implantação do laboratório no Parque de São José, Marco Antônio Grecco D´Elia.
 
Projetos de pesquisa estruturantes também estão sendo realizados em parceria com a USP, Unicamp, UNESP e outras universidades. A Embraer é o primeiro parceiro industrial do LEL e uma das linhas de pesquisa desenvolvida por ela, em parceria com o ITA e outras universidades, é a do impacto de raios sobre estruturas aeronáuticas feitas de materiais compósitos.
 
Outro projeto em curso no LEL é o desenvolvimento de processos de laminação automatizados em estruturas aeronáuticas. O IPT junto com o ITA, a Escola de Engenharia de São Carlos e a Embraer são parceiros nesse projeto e em outros dois envolvendo tecnologia de compósitos e também estruturas aeronáuticas metálicas avançadas.