01/09/16 14h59

IPT reúne mais de trinta empresas em curso de combustão industrial

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizou, entre os dias 22 e 26 de agosto, a 30º edição do Curso de Combustão Industrial, oferecido a diversos setores da indústria, desde o alimentício até o petrolífero.

Com 46 participantes de 32 empresas diferentes e atingindo cerca de 12 estados no País, o curso se apresentou como uma oportunidade de atualização dos conhecimentos e tecnologias empregados na combustão industrial e consequente desenvolvimento de processos inovadores nas empresas. O coordenador do curso, Renato Vergnhanini, ressalta que é uma preocupação constante dos organizadores, ao longo dos anos, o incremento de novos assuntos e a demonstração das tecnologias mais recentes empregadas nas diversos setores contemplados pela área. “Incorporamos ao programa a experiência e capacitação que o grupo adquire com a realização de trabalhos no IPT, e acrescentamos as novas tecnologias agregadas pela ciência, como combustíveis alternativos, por exemplo.

Contemplando setores como o metalúrgico, siderúrgico, alimentício, de combustíveis e de prestação de serviços em geral, as diversas etapas do curso, que engloba temas como poluição atmosférica e legislação ambiental, permitem aos participantes uma interação entre si e a oportunidade de pensarem em possibilidades de inovação. “É possível que, conhecendo o seu processo e a sua indústria, entrando em contato com os demais e sabendo para que lado a tecnologia caminha, os alunos encontrem as oportunidades de fazer determinados desenvolvimentos e inovações”, expõe Vergnhanini.

Segundo o gerente de aplicações e processos da White Martins, Tiago Costa essa iniciativa é fundamental para o fomento à inovação nas empresas: “O curso é muito importante, não só por desenvolver um senso crítico, mas por ter visibilidade grande no sentido de tecnologia e inovação, que é o que as empresas buscam no Brasil para baixar custos e serem mais competitivas no mercado. Estar presente já é uma forma de mostrar que a sua empresa também está preocupada com inovação”.