15/12/08 10h27

IPI menor impulsiona vendas de carros

Folha de S. Paulo - 15/12/2008

Eram apenas 11 horas da manhã do sábado, mas os funcionários da concessionária Itavema da avenida Rudge, em São Paulo, já comemoravam: em duas horas, tinham vendido nada menos do que seis carros. "Nosso movimento nos finais de semana costuma ser maior depois do almoço, mas abri a loja com clientes na porta", afirma Ana Maria Junqueira, gerente da Itavema, de bandeira Fiat. "A freqüência começou a aumentar na sexta, com a notícia da redução do IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados], e muitos voltaram para fechar negócio." No Feirão de Fábrica da GM, o movimento aumentou cerca de 30% em relação aos feirões realizados nos quatro finais de semana anteriores. A expectativa era de um conseqüente aumento de vendas da ordem de 25% a 30%. Na concessionária Anhembi Brás Leme, também GM, o gerente Flávio Cavalheiro garantia a seu chefe, por telefone, que acompanharia pessoalmente as negociações finais de vendas dos zero-quilômetro. Se não conseguissem aproveitar as novas condições, os consumidores passavam nas lojas para, pelo menos, dar uma olhadinha. "Em outubro e novembro as vendas caíram 55%", diz Renato Silva, gerente da Ford Highway Casa Verde. "Como aconteceu em 98, a queda no IPI vai ajudar. Quem não gosta de pagar menos?"