15/04/11 10h50

Iogurte tamanho-família ajuda as vendas

Valor Econômico

Toda vez que a Danone lança um novo produto, seus executivos ouvem a mesma reclamação dos supermercadistas: "a prateleira de refrigerados não é elástica." A frase, que já virou chavão, mostra a limitação física do varejo em expor as novidades que a indústria cria: novas embalagens, novos formatos e sabores diferentes. Mas foram essas inovações, principalmente as de embalagem, que ajudaram as vendas de iogurte nesse início do ano.

Conforme a Nielsen, os consumidores compraram 5,1% mais iogurtes entre dezembro e fevereiro deste ano. No mesmo período do ano passado, as vendas haviam subido 4,8%. "Dentro da mesma categoria, o consumidor encontra saídas econômicas. Assim ele não deixa de consumir o produto em épocas mais salgadas", afirma Luiz Gaspar, analista de mercado da Nielsen. "Com R$ 3,50 (US$ 2,20), ele compra uma bandeja de 300 gramas de um produto mais sofisticado quando a economia está favorável. Se o cinto aperta, pelo mesmo preço ele leva um litro de iogurte mais simples. De qualquer forma, continua na categoria", explica Gaspar. Foram essas embalagens, tipo tamanho-família, segundo o analista, que seguraram as vendas. "Elas são maiores e oferecem um preço por litro mais em conta", diz. "Por isso, apesar do aumento de 4,8% no volume, a alta no faturamento foi menor: 2,6%, já deflacionado."

Além de novas embalagens, a líder do setor no país, a Danone, aposta também em produtos sazonais. Com o fim do verão, a companhia está tirando das prateleiras o Danoninho Ice (que podia ser consumido congelado) e trazendo novamente o Danoninho Para Plantar (que vem com sementes de árvores para serem plantadas nos potinhos), lançado no ano passado. "Danoninho foi a marca que mais cresceu no ano passado dentro da empresa no Brasil", diz Ricardo Vasques, diretor de marketing da Danone Brasil. "É importante ter novidades para atrair o consumidor. Ele sai de casa decidido a comprar iogurte. Mas, conforme as pesquisas, ele só decide o que levar na frente da prateleira", afirma o executivo.

As vendas da companhia no primeiro trimestre, segundo ele, chegaram a quase 20%, em linha com o patamar do mesmo período de 2010. Mundialmente, conforme relatório divulgado ontem, a Danone teve vendas de € 4,757 bilhões, 19,6% mais que no mesmo período do ano anterior. Dentre os países onde as vendas mais se aceleraram, estão Brasil, Rússia, China, Indonésia, México e Estados Unidos. No Brasil, a meta para o ano é continuar crescendo, atraindo novos consumidores para a categoria.