Iochpe-Maxion compra fábricas de rodas da ArvinMeritor
O Estado de S. Paulo
A Iochpe-Maxion, empresa de origem brasileira que atua na produção de autopeças para caminhões e ônibus, vagões de carga e fundidos ferroviários, anunciou ontem a compra das fábricas de rodas e chassis do grupo americano Arvin Meritor no Brasil e no México. Com o negócio, orçado em US$ 180 milhões, a empresa passará a fornecer produtos também para o segmento de automóveis, picapes e utilitários esportivos, que responde atualmente por mais de 90% das vendas de veículos no País.
Com a aquisição, a Iochpe-Maxion passará de uma produção anual de 1,8 milhão de rodas para mais de 20 milhões de unidades, somando as produções da fábrica da Arvin Meritor em Limeira (SP), de 14 milhões de unidades, e a de San Luis de Potosí, no México, de 6 milhões. O negócio incluiu também um escritório de vendas e engenharia nos Estados Unidos, e será pago por meio de financiamento obtido com bancos privados brasileiros.
A Arvin emprega cerca de 800 funcionários na linha de produção de rodas em Limeira, cujo faturamento foi de US$ 325 milhões no ano fiscal encerrado em setembro de 2008. O grupo vai dedicar-se ao segmento de sistemas para veículos pesados na fábrica de Osasco, na Grande São Paulo, onde emprega 950 pessoas. Uma unidade de levantadores de vidros e fechaduras para automóveis que funciona em Limeira será mantida, mas, no futuro, também poderá ser colocada à venda. Na segunda-feira, o presidente mundial da Arvin Meritor, Chip McClure, estará em São Paulo para falar dos novos planos da empresa no mercado global e também no Brasil.