06/02/25 14h09

InvestSP publica estudo sobre vendas de produtos agrícolas para a China

Especialistas destacam aumento da demanda chinesa por itens como café, vinho e frutas

InvestSP

A InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), divulga, por meio de seu escritório em Xangai, estudo que analisa a demanda chinesas por produtos paulistas. De acordo com o documento, há aumento da demanda por itens como frutas, vinho e café.

O relatório aponta que as importações chinesas de frutas cresceram 6% em 2024. Já as de vinho, dispararam quase 40%, o que chama atenção em um momento no qual SDE, InvestSP e outras secretarias do Governo do Estado, têm desenvolvido uma série de ações para fortalecer a cadeia produtiva do vinho em São Paulo – com destaque para o lançamento, em agosto de 2024, do projeto Rotas do Vinho.

No caso do café, cujo consumo tem crescido de maneira acelerada na China, o Brasil foi o maior fornecedor para o mercado chinês, com um volume embarcado de quase 76 mil toneladas, alta de 27% na comparação com 2023.

“A China promete ações para expandir ainda mais a demanda doméstica em 2025, o que abre diversas oportunidades para São Paulo. É o momento de reforçar o trabalho de promoção do Estado, que fazemos aqui no país, e o apoio a empreendedores e agricultores paulistas, que são capazes de atender boa parte dessa demanda com produtos de alta qualidade”, diz o chefe do escritório da InvestSP em Xangai, Inty Mendoza.

Em 2024, a China foi o segundo maior destino das exportações do Estado de São Paulo, que vendeu para o país cerca de US$ 8,3 bilhões.

Acesse o estudo na íntegra