30/09/24 09h56

InvestSP participa de comemoração dos 75 anos de República Popular da China

País asiático é o segundo maior parceiro comercial do Estado de São Paulo e a agência mantém um escritório em Xangai

InvestSP

Segundo maior parceiro comercial do Estado de São Paulo, a República Popular da China completa 75 anos na próxima terça-feira (01). Para celebrar a data, uma solenidade na capital paulista, organizada pelo Consulado Geral da China em São Paulo, reuniu empresários e autoridades, na noite dessa quinta-feira (26).

O presidente, Rui Gomes, e a gerente Internacional, Julia Saluh, representaram a InvestSP – agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE) -, na ocasião.

A China foi o país escolhido para receber o primeiro escritório internacional da InvestSP, localizado em Xangai e que cobre toda a Ásia. Depois, a agência ainda inaugurou unidades no Oriente Médio, na América do Norte e na Europa. Os escritórios atuam para atrair investimento estrangeiro para o Estado de São Paulo e abrir espaço para a entrada de empresas paulistas nesses mercados.

“A China é um grande parceiro econômico de São Paulo, destino de boa parte das exportações paulistas e um importante fornecedor de insumos para a indústria do Estado. Sem falar que as empresas chinesas são potenciais parceiros dos projetos de infraestrutura do Governo do Estado, que tem apoio da nossa unidade em Xangai na busca por investidores internacionais”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes.

A agência também avalia a China como um importante parceiro em áreas como transição energética e agronegócio - o escritório da InvestSP em Xangai abriga a representação, no país, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). No ano passado, a corrente de comércio (exportações + importações) entre São Paulo e a China somou quase US$ 25 bilhões. O país asiático respondeu, sozinho, por 17% de tudo o que o Estado negociou com o exterior e ficou atrás, apenas, dos Estados Unidos.