InvestSP lança guia para estrangeiros investirem em São Paulo
Disponível para download gratuitamente, documento aborda temas como abertura de empresas, legislação, tributação e meio ambiente
InvestSPA InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) desenvolveu um guia para investidores e empresas estrangeiras que querem fazer negócios no estado de São Paulo. O documento foi elaborado pelo escritório da agência na Europa, localizado em Munique, na Alemanha, em parceria com os escritórios Stüssi-Neves Advogados e Opice Blum, a consultoria Deloitte e a agência White Communications. O objetivo é atrair, facilitar e apoiar investimentos estrangeiros no estado, o que contribui para promover a inovação e gerar emprego e renda.
O documento “Doing Bussiness em São Paulo” (ou “Fazendo Negócios em São Paulo”) está disponível para download no site da InvestSP, gratuitamente. Com versões em inglês e alemão, ele aborda temas como legislação, compliance, proteção de dados, meio ambiente, tributação, abertura de empresas, mercado de trabalho, logística, representação comercial e economia digital. Além de apresentar as características e os principais atrativos do estado de São Paulo, descrito como “o hub de negócios da América Latina”, “o melhor lugar para fazer negócios no Continente” e “a terceira maior economia da América Latina, atrás apenas de Brasil e México”.
O guia também destaca como a InvestSP, que presta assessoria gratuita em áreas como tributação, infraestrutura e meio ambiente, pode apoiar empresas de outros países que querem se instalar no estado. "São Paulo tem as melhores estradas, o maior porto e os maiores aeroportos do Brasil, além de mão de obra qualificada, universidades de ponta, centros de pesquisa, energia limpa e um mercado consumidor gigante, de mais de 40 milhões de pessoas. A missão da InvestSP é apresentar isso para o mundo e usar nossa rede de escritórios internacionais como a porta de entrada para quem quer investir no estado”, diz o presidente da InvestSP, Antonio Imbassahy – a agência também conta com unidades na Ásia (Xangai), Oriente Médio (Dubai) e América do Norte (Nova York).
“São Paulo já é reconhecido pelos investidores europeus como o principal estado para se fazer negócios no país e na América Latina. Por meio deste guia, buscamos concentrar as informações mais relevantes para que os investidores possam seguir apostando no estado. O guia aborda, por exemplo, legislação ambiental e proteção de dados, que são alguns dos principais temas de interesse quando os europeus buscam investir no país”, afirma o diretor da InvestSP Europe, Fernando Fritz.
A InvestSP já soma R$ 107 bilhões em investimentos anunciados em todo o estado de São Paulo, mais de 70% desse valor referentes a projetos de empresas estrangeiras, de países como Alemanha, França, Itália, Espanha, Suíça, Estados Unidos, Índia, China e Japão. Além do trabalho de promover o estado e apoiar projetos de investimento, a InvestSP também atua na capacitação de empresas paulistas que querem exportar e no apoio à internacionalização de startups, entre outras iniciativas.