19/11/24 10h44

InvestSP firma parceria para facilitar acesso de empresas paulistas ao mercado chinês

Acordo prevê suporte para empreendimentos que queiram se instalar em Xangai

InvestSP

A InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), firmou, na tarde desta segunda-feira (18/11), parceria com o Shanghai Harbour City Development (Harbour City Group), da China, para ampliar relações comerciais com o país asiático e criar oportunidades de negócios para empresas paulistas.

Com a parceria, empresas poderão ter benefícios como apoio no registro empresarial, tributação reduzida e acesso a subsídios governamentais. Além de participarem de eventos e ações de consultoria para que aprendam mais sobre as características e o ambiente de negócios do mercado local. Os chineses têm interesse em produtos e serviços brasileiros em áreas como Inteligência Artificial (IA), transição energética, esportes, turismo, cultura e agronegócio.

“Quase metade das empresas brasileiras que exportam ficam em São Paulo, o que comprova que o empreendedor paulista pode ser competitivo em qualquer lugar do mundo. Nossos escritórios internacionais estão à disposição dos empresários para ajudar na busca por novos parceiros, facilitar a entrada em novos mercados e gerar emprego e renda para São Paulo”, disse o presidente da InvestSP, Rui Gomes.

A InvestSP mantém um escritório em Xangai que é hub para toda a Ásia, além de escritórios na América do Norte, na Europa e no Oriente Médio. A China é, atualmente, o segundo maior parceiro comercial de São Paulo, atrás, apenas, dos Estados Unidos. Entre janeiro e outubro de 2024, a corrente de comércio com os chineses (exportações + importações) chegou a quase US$ 21 bilhões, o que representa 17% do comércio exterior paulista e alta de 2,2% na comparação com o mesmo período do ano passado.